REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23869
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação na Educação de Jovens e Adultos: os professores especialistas e suas concepções sobre a avaliação da aprendizagem e seus desafios na EJA
Título(s) alternativo(s): Evaluation in Youth and Adult Education: specialist teachers and their conceptions about the evaluation of learning and its challenges in YAE
Autor(es): Silva, Welington dos Anjos
Primeiro Orientador: Gimenes, Nelson Antonio Simão
Resumo: Este trabalho está relacionado com duas temáticas da área educacional: Educação de Jovens e Adultos (EJA) e avaliação da aprendizagem. No contexto da EJA, as práticas pedagógicas precisam dialogar com inúmeras especificidades dessa modalidade de ensino, entre elas, as experiências prévias dos alunos adultos e a heterogeneidade etária presente no corpo discente. Diante disso, as avaliações da aprendizagem também precisam se adequar à diversidade existente na EJA, possibilitando que as tomadas de decisão dos professores estejam contextualizadas de acordo com a realidade dos estudantes. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo analisar as concepções dos professores especialistas sobre a avaliação da aprendizagem e seus desafios no contexto da EJA. O referencial teórico escolhido constitui-se de obras que discutem as singularidades da Educação de Jovens e Adultos e a importância das avaliações da aprendizagem para a prática docente. O local de pesquisa escolhido foi o Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos do Campo Limpo (Cieja Campo Limpo), instituição pública municipal mantida pela Prefeitura do Município de São Paulo. Optamos pela utilização da abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada e a análise documental, pelo método de Análise de Conteúdo. Através dos resultados obtidos, identificamos que os professores especialistas percebem a avaliação da aprendizagem como uma ferramenta para direcionar as práticas pedagógicas e auxiliar nos planejamentos das aulas, visando ajudar os estudantes em suas dificuldades. Identificamos, também, que para os docentes entrevistados, a avaliação da aprendizagem precisa considerar as características próprias da EJA para ser significativa aos alunos. Os entrevistados revelaram, ainda, que no contexto do Cieja Campo Limpo existem alguns desafios nas práticas pedagógicas e avaliativas como, por exemplo, a presença de muitos alunos com deficiência, a necessidade de se trabalhar a alfabetização mesmo para os alunos do ciclo 2 do ensino fundamental e o desenvolvimento de práticas avaliativas que se adéquem à flexibilidade de horários dos alunos. Diante desses desafios, apresentamos algumas alternativas que podem ser desenvolvidas nos encontros formativos para auxiliar os professores em suas práticas avaliativas. Acreditamos que os apontamentos deste trabalho possam promover reflexões sobre as avaliações da aprendizagem no contexto da EJA e instigar novas pesquisas sobre essa modalidade de ensino, tão importante para sujeitos jovens e adultos que desejam exercer sua cidadania em plenitude.
Abstract: This work is related to two themes in the educational area: Youth and Adult Education (EJA) and learning assessment. In the context of Youth and Adult Education, pedagogical practices need to dialogue with numerous specificities of this teaching modality, among them, the previous experiences of adult students and the age heterogeneity present in the student body. Given this, learning assessments also need to adapt to the existing diversity in EJA, allowing teachers 'decision making to be contextualized with the students' reality. Thus, this research aims to analyse the views of specialist teachers on the assessment of learning and its challenges in the context of EJA. The chosen theoretical framework consists of works that discuss the singularities of Youth and Adult Education and the importance of learning assessments for teaching practice. The chosen research location was the Integrated Center for Education of Youth and Adults of Campo Limpo (Cieja Campo Limpo), a municipal public institution maintained by the Municipality of São Paulo. In this research, we chose to use the qualitative approach and, for data collection, we used the semi-structured interview and document analysis, analysed by the Content Analysis method. Through the results obtained, we identified that the specialist teachers perceive the evaluation of learning as a tool to direct pedagogical practices and assist in the planning of classes, aiming to help students in their difficulties. We also realized that the teachers interviewed consider that the assessment of learning needs to consider the characteristics of EJA to be meaningful to students. The interviewees also revealed that in the context of Cieja Campo Limpo there are some challenges in pedagogical and evaluative practices, such as, for example, the presence of many students with disabilities, the need to work on literacy even for students in cycle 2 of education. Fundamental and flexible schedules for students, which requires a collective evaluation process. In view of these challenges, we present some alternatives that could be developed in training meetings to assist teachers in their assessment practices. We believe that the notes of this work can promote reflections on the appraisals of learning in the context of EJA and instigate new works on this modality of education so important for young subjects and adults who wish to exercise their citizenship to the full
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Concepções docentes
Learning assessment
Youth and Adult Education
Teaching conceptions
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores
Citação: Silva, Welington dos Anjos. Avaliação na Educação de Jovens e Adultos: os professores especialistas e suas concepções sobre a avaliação da aprendizagem e seus desafios na EJA. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23869
Data do documento: 23-Jun-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Welington dos Anjos Silva.pdf914,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.