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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23846
Tipo: | Dissertação |
Título: | Desafios na formação do engenheiro-docente: novas DCNs, tecnologias da educação e da indústria 4.0 |
Título(s) alternativo(s): | Challenges in teacher-engineer training: new DCNs, education and industry technologies 4.0 |
Autor(es): | Noga, Liliane |
Primeiro Orientador: | Silva, Maria da Graça Moreira da |
Resumo: | Esta dissertação se insere no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na linha de pesquisa Novas Tecnologias na Educação. Versa sobre a formação do engenheiro para a docência no ensino superior e sua preparação para conhecer os novos conceitos tecnológicos com suas plataformas e estratégias orientadas a projetos e produção, vivenciadas na realidade da Indústria 4.0, bem como conceitos e técnicas, metodologias e tecnologias da chamada Educação 4.0. Tem como objetivo mostrar, nos trabalhos pesquisados como foi identificada a formação do engenheiro-docente. Com metodologia de abordagem qualitativa, foram adotados três procedimentos de produção de dados: O primeiro é a condução de uma revisão de literatura de produções científicas sobre o tema; O segundo refere-se ao levantamento de artigos na base de anais de edições de 2004 a 2020 do Congresso Brasileiro de Educação de Engenharia (Cobenge), organizado pela Associação Brasileira de Educação de Engenharia (Abenge). Estas revisões possibilitaram identificar os impulsionadores, os autores e palavras-chave mais utilizadas, e o terceiro, através de um levantamento de dado no portal e-MEC para mapear nove escolas e suas matrizes curriculares nos cursos de docência para engenharia. A fundamentação teórica deste trabalho conta com autores e pesquisadores na área de Educação, dentre eles, Gimeno Sacristán (2013) e Masetto (2010, 2012, 2018). A análise de dados foi realizada por meio de análise de conteúdo, com base nos estudos de Bardin (1977). Os cursos pesquisados identificaram, através da matriz criada, que os programas de pós-graduação Lato Sensu se aproximam das necessidades apontadas nas novas DCNs, no entanto, são insuficientes quando preparam os professores para atuar com conceitos e tecnologias provenientes da quarta revolução indústria e educacional. E o levantamento bibliográfico demonstra que existe uma carência de formação, no que se refere às competências didático-pedagógicas, que o professor engenheiro universitário requer uma longa formação educativa |
Abstract: | This dissertation is part of the Postgraduate Program in Education: Curriculum of the Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, in the research line New Technologies in Education. It deals with the training of engineers for teaching in higher education and their preparation to learn about new technological concepts with their platforms and strategies oriented to projects and production, experienced in the reality of Industry 4.0, as well as concepts and techniques, methodologies and technologies called Education 4.0. Its objective is to show, in the researched works, how the formation of the teaching engineer was identified. With a qualitative approach methodology, three data production procedures were adopted: The first is to conduct a literature review of scientific productions on the subject; The second refers to the survey of articles from the annals of editions from 2004 to 2020 of the Brazilian Congress of Engineering Education (Cobenge), organized by the Brazilian Association of Engineering Education (Abenge). These reviews made it possible to identify the drivers, authors, and most used keywords, and the third, through a data survey on the e-MEC portal to map nine schools and their curricular matrices in teaching courses for Engineering. The theoretical foundation of this work has authors and researchers in the field of Education, among them, Gimeno Sacristán (2013) and Masetto (2010, 2012, 2018). Data analysis was performed through content analysis, based on studies by Bardin (1977). The courses surveyed identified, through the matrix created, that the lato sensu graduate programs approach the needs identified in the new DCNs, however, they are insufficient when preparing teachers to work with concepts and technologies from the fourth industrial and educational revolution. And the bibliographic survey demonstrates that there is a lack of training, with regard to didactic-pedagogical skills, that the university engineer teacher requires a long educational training |
Palavras-chave: | Engenheiros - Formação profissional Professores - Formação profissional Engineers - Occupational training Teachers - Occupational training |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Noga, Liliane. Desafios na formação do engenheiro-docente: novas DCNs, tecnologias da educação e da indústria 4.0. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23846 |
Data do documento: | 10-Set-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
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