REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23838
Tipo: Dissertação
Título: Ensino remoto na educação superior: evidências da manifestação da afetividade
Autor(es): Oliveira, Fabiana Aparecida de
Primeiro Orientador: Silva, Maria da Graça Moreira da
Resumo: O presente estudo se insere no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, na linha de pesquisa Novas Tecnologias na Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. A pesquisa reflete sobre as evidências de afetividade que emergiram e marcaram o processo de ensino e aprendizagem e o ensino remoto experienciadas durante o ano de 2020, por razão da pandemia, destacadas nas relações professores-alunos. A pesquisa está fundamentada no conceito de afetividade segundo Henri Wallon. Esta pesquisa possui abordagem qualitativa, emprega a revisão sistemática de literatura de produções científicas (tese, dissertações e artigos) que abordam temas relacionados à afetividade nos ambientes virtuais de aprendizagem. O levantamento da pesquisa identifica que as evidências de afeto no meio acadêmico, durante as aulas remotas e as aulas a distância, estão presentes e interferem nos aspectos motivacionais e nos processos cognitivos, também no envolvimento com o aprendizado e na relação professor-aluno
Abstract: The following dissertation is inserted in the research field of New Technologies at the post graduation program in Education: Curriculum from the Pontifícia Universidade Católica of São Paulo. The study reflects the evidence of affectivity that has emerged and marked the learning and the e-learning process in 2020, due to the pandemic, highlighted in the teachers-students relationship. The study is founded in a concept of affectivity by Henri Wallon. This exposition has a qualitative approach and displays a systematic review of scientific production texts (thesis, dissertations, and articles) that concern affectivity in the virtual learning environment related themes. The research identifies that the evidence of affection in the academy environment, during remote and online classes, is present and interferes in the motivational aspects and cognitive process, also in the learning involvement and in teacher-student relationships
Palavras-chave: Currículo
Ensino à distância
Afetividade
Curriculum
Distance education
Affectivity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Oliveira, Fabiana Aparecida de. Ensino remoto na educação superior: evidências da manifestação da afetividade. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23838
Data do documento: 23-Jun-2021
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fabiana Aparecida de Oliveira.pdf1,84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.