Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23814
Tipo: | Dissertação |
Título: | Da escola de lata à cultura digital: o processo integração das tecnologias digitais de informação e comunicação ao currículo |
Título(s) alternativo(s): | From schools in containers to digital culture: the process of integrating digital technologies of information and communication into the curriculum |
Autor(es): | Andreotti, Elisandra Miranda |
Primeiro Orientador: | Silva, Maria da Graça Moreira da |
Resumo: | Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e se insere na Linha de Pesquisa Novas Tecnologias na Educação. Objetiva a estudar o processo de integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação ao currículo e na prática dos professores. A pesquisa conta com abordagem qualitativa e investiga, no período de 2014 a 2019, a construção do currículo modelado pelos professores de uma escola pública do município de São Paulo, ao longo da implantação de uma Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino (2013) e das Bases Nacionais Comum Curriculares (2017) na prática pedagógica. Como conclusões, a análise desse processo evidenciou que o movimento para a integração das tecnologias ao currículo se originou pela análise da legislação educacional municipal e federal e a construção do currículo pelos professores da escola, mediada pela coordenação pedagógica. Contribuíram nesse processo as parcerias estabelecidas entre os professores em horários de docência compartilhada, a apropriação gradativa do uso de tecnologias e a formação continuada nos horários coletivos de estudo. Os aspectos aqui sintetizados podem apontar caminhos para que o processo de integração das TDIC ao currículo seja prazeroso e significativo para os sujeitos envolvidos: alunos, professores e gestores. Os resultados dessa pesquisa poderão criar a oportunidade de reflexão e discussão sobre a construção de conhecimentos sobre a prática docente colaborativa no processo de ensino e aprendizagem na cultura digital |
Abstract: | This research is associated with the Postgraduate Program in Education: Curriculum, of the Pontifical Catholic University of São Paulo, and it is included in the line of research New Technologies in Education. Its purpose is to study the process of integrating Digital Technologies of Information and Communication into the curriculum and into teachers’ practice. This research uses a qualitative approach and, between the years of 2014 and 2019, it investigated a school and the construction of a curriculum by teachers of a public school in the city of São Paulo, during the process of Curricular and Administrative Reorganization, Enlargement and Enhancement of the Municipal Teaching Chain (2013) and the National Regular Curriculum Basis. In conclusion, this process revealed that the movement towards the integration of technologies into the curriculum was born because of the analysis of the municipal and federal educational legislation and the construction of the curriculum by the teachers of that school, under pedagogical coordination. The partnership among teachers under the same schedule, the gradual incorporation of technologies and the continuous group training in a collective studying schedule contributed to this process. The aspects here summarized can point directions towards a process of integrating digital technologies into the curriculum in a more pleasurable and meaningful way for students, teachers and managers. The results of this research can give an opportunity for reflection and discussion about the construction of knowledge on the collaborative docent practice and the process of teaching and learning in the age of digital literacy |
Palavras-chave: | Tecnologia educacional Inovações educacionais Currículos - Mudança Professores - Efeito das inovações tecnológicas Educational technology Educational innovations Curriculum change Teachers - Effect of technological innovations on |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Andreotti, Elisandra Miranda. Da escola de lata à cultura digital: o processo integração das tecnologias digitais de informação e comunicação ao currículo. 2019. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23814 |
Data do documento: | 17-Fev-2020 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Elisandra Miranda Andreotti.pdf | 2,17 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.