Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23622
Tipo: | Dissertação |
Título: | Aproximação das famílias na escola de Ed.Infantil: as contribuições das TDIC |
Autor(es): | Teixeira, Carla Brenes |
Primeiro Orientador: | Silva, Maria da Graça Moreira da |
Resumo: | A presente pesquisa está inserida na linha de pesquisa Novas Tecnologias na Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP) e tem por objetivo analisar as contribuições das TDIC para aproximar as famílias da Educação Infantil da escola, por meio de práticas pedagógicas e desenvolvimento de projetos com o uso de ferramentas tecnológicas, no período de 2017 a 2019. Esta pesquisa tem abordagem qualitativa, pois busca identificar os elementos presentes no cotidiano escolar dos alunos e famílias do Projeto Social Escola da Comunidade do projeto didático desenvolvido no período de 2017 a 2020. A partir dos registros dos projetos didáticos desenvolvidos, a pesquisadora busca conhecer/interpretar/compreender uma realidade social específica, atentando para a forma como as inter-relações entre os sujeitos que a compõem influenciam sua constituição e organização, por meio de uma investigação narrativa, com base em suas experiências vivenciadas, trazendo elementos de análise que possam contribuir com a aproximação das famílias na Educação Infantil. A fundamentação teórica que embasa a pesquisa centra-se em Freire, Rojo, Moran, Buckingham, Soares, Moura, dentre outros, com o propósito de descrever os elementos que contribuíram para a aproximação das famílias ao cotidiano escolar. Esta pesquisa possibilitou um momento de reflexão para o adensamento das atividades de integração das famílias na escola, muito além da participação das famílias em eventos de apresentação de trabalhos, reuniões ou festas escolares, o envolvimento das famílias com as atividades dos alunos relatadas neste documento transcendeu a comunicação unidirecional e abriu espaços para o diálogo e a integração dessas atividades ao currículo. Conclui-se assim que o letramento digital e o letramento escolar que foi sendo realizado ao longo da participação das famílias nas atividades dos alunos, as comunicações e interações por meio das TDIC contribuíram com a aproximação e integração das famílias e mais, com o engajamento dos alunos e das próprias famílias na escola. Assim, o letramento digital se completa com o letramento escolar, sem o qual a família não vislumbra caminhos para entender e participar mais ativamente das atividades escolares. Portanto, projetos que envolvam os letramentos são importantes para a criação de caminhos para as famílias adentrarem na escola. |
Abstract: | This research is part of the line of research New Technologies in Education of the Graduate Program in Education: Curriculum of the Pontifical Catholic University of São Paulo (PUC SP) and aims to analyze the contributions of TDIC to bring families of Early Childhood Education closer to school, through pedagogical practices and project development with the use of technological tools, in the period from 2017 to 2019. This research has a qualitative approach, as it seeks to identify the elements present in the school routine of students and families of the Project Social School of the Community Project didactic developed in the period from 2017 to 2020. From the records of the didactic projects developed, the researcher, in the search to know / interpret / understand a specific social reality, paying attention to the way in which the interrelations between the subjects that compose her influence in its constitution and organization, through a narrative investigation, based on its experiences, bring elements of analysis that can contribute to the approximation of families in Early Childhood Education. The theoretical foundation on which the research is based focuses on Freire, Rojo, Moran, Buckingham, Soares, Moura, among others with the purpose of describing the elements that contributed to the approximation of families to school life. This research allowed a moment of reflection for the densification of the activities of integration of the families in the school, far beyond the participation of the families in events of presentation of works, meetings or school parties, the involvement of the families with the activities of the students reported in this document transcended unidirectional communication and opened spaces for dialogue and integration of these activities into the curriculum. It is concluded that, digital literacy and school literacy that was carried out throughout the participation of families in student activities, communications and interactions through DICT contributed to the approximation and integration of families and more, with engagement students and their families at school. Thus, digital literacy is completed with school literacy, without which the family does not see ways to understand and participate more actively in school activities. Therefore, projects involving literacies are important for creating paths for families to enter school |
Palavras-chave: | Educação de crianças - Participação dos pais Tecnologia educacional Educação infantil Early childhood education - Parent participation Educational technology Child education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Teixeira, Carla Brenes. Aproximação das famílias na escola de Ed. Infantil: as contribuições das TDIC. 2021. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23622 |
Data do documento: | 13-Abr-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Carla Brenes Teixeira.pdf | 2,09 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.