REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
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Tipo: Tese
Título: Segunda licenciatura em Pedagogia: contribuições e ressignificações no exercício da docência nas vozes de professores licenciados
Título(s) alternativo(s): Second licensing in Pedagogy: contributions and ressignifications in the exercise of teaching in the voices
Autor(es): Larieira, Kátia Cilene Antunes Ferreira
Primeiro Orientador: Feldmann, Marina Graziela
Resumo: A presente pesquisa “Segunda Licenciatura em Pedagogia: Contribuições e Ressignificações no Exercício da Docência nas Vozes de Professores Licenciados” tem como objetivo geral investigar as contribuições de um curso de licenciatura em Pedagogia para ressignificar a ação dos docentes licenciados em exercício, considerando que apresentam demandas e necessidades de aproximar e refletir sobre a docência na contemporaneidade. Nos objetivos específicos, busca-se investigar como foi desenvolvida a formação de professores licenciados em exercício desenvolvida no curso de segunda licenciatura em Pedagogia, tendo como referência legal a Resolução nº 2, de Julho de 2015. Busca-se, também, analisar as falas dos discentes e docentes a respeito das contribuições trazidas pelas concepções da Pedagogia ao longo do curso. A pesquisa se pautou na abordagem qualitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas, dando voz aos sujeitos de pesquisa, sendo eles: alunos e professores do curso de segunda licenciatura em Pedagogia de uma faculdade privada na cidade de São Paulo. Mediante uma trama conceitual, foram analisadas,com docentes e discentes do curso,as categorias: o ser pedagogo; os saberes; profissionalidade; teoria e prática; tempo. A pesquisa também demandou análise de documentos referente ao contexto da faculdade e aos dispositivos legais da Pedagogia, curso de segunda licenciatura e legislação educacional brasileira. O referencial teórico foi embasado em: Feldmann (2009; 2017,2018); Masetto ( 2003;2012,); Imbernón (2011); Chizzotti (2010;2011); Freire (1996); Marcelo García (1999); Tardif (2008, 2014); Gimeno Sacristán (2013); Arroyo (2002,2005); Mizukami (2002); Nóvoa (2017); Pimenta (2002) Pimenta e Anastasiou (2010); Torres Santomé (2013); Gatti et al. (2019); Furlanetto (2007, 2010); Noffs (2016); Josso (2010); Bauman (2007); Carbonell (2016); Dubar (2005); Ponce (2016); Saul e Saul (2018) entre outros. Evidenciamos que ao longo do curso, aspectos como o espaço da sala de aula, as vivências e a interação tornaram objetos de estudo relevantes para a compreensão dessas contribuições, bem como as ressignificações por elas elaboradas, das concepções da Pedagogia, para seu exercício docente diário. O estudo demonstrou também que a segunda licenciatura em Pedagogia, conforme consta na Resolução nº 2, apresenta lacunas e necessidades de uma reformulação no âmbito de uma política educacional na contemporaneidade que seja eficaz para a formação de professores com objetivo de atuar no ensino fundamental 1 e na educação infantil
Abstract: The present research "Second Licensing in Pedagogy: Contributions and Ressignifications in the Exercise of Teaching in the Voices of Licensed Teachers" has the general objective of investigating the contributions of a degree course in Pedagogy to resignify the action of licensed teachers in office, considering that they present demands and needs to approach and reflect on teaching in contemporary times. In the specific objectives, it seeks to investigate how the training of licensed teachers was developed, in the second degree course in Pedagogy, having as a legal reference Resolution No. 2, of July 2015. It also seeks to analyze the statements of students and teachers regarding the contributions brought by the concepts of Pedagogy throughout the course. The research was based on the qualitative approach, with semi-structured interviews, giving voice to the research subjects, being them: students and teachers of the second degree course in Pedagogy of a private college in the city of São Paulo. Through a conceptual plot, the categories were analyzed with teachers and students of the course: the pedagogical being; knowledge; professionalism; theory and practice; time. The research also demanded analysis of documents referring to the context of the college and the legal provisions of Pedagogy, second degree course, and Brazilian educational legislation. The theoretical framework was based on: Feldmann (2009; 2017,2018); Masetto (2012,2003); Imbernón (2011); Chizzotti (2010;2011); Freire (1996); Marcelo García (1999); Tardif (2008, 2014); Gimeno Sacristán (2013); Arroyo (2002,2005); Mizukami (2002); Nóvoa (2017); Pimenta (2002); Pimenta and Anastasiou (2010); TorresSantomé (2013); Gatti et al. (2019); Furlanetto (2007, 2010); Noffs (2016); Josso (2010); Bauman (2007); Carbonell (2016); Dubar (2005); Ponce (2016); Saul and Saul (2018) among others. We hightlighted that throughout the course, aspects such as the classroom space, experiences and interaction made objects of study relevant to the understanding of these contributions, as well as the resignifications they elaborate of the concepts of Pedagogy, for their daily teaching exercise. The study also showed that the second degree in Pedagogy, as stated in Resolution No. 2, presents gaps and needs for a reformulation within the scope of a contemporary educational policy that is effective for the training of teachers with the objective of working in elementary education 1 and in early childhood education
Palavras-chave: Professores - Formação profissional
Segunda licenciatura
Pedagogia
Teachers - Occupational training
Second degree
Pedagogy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Larieira, Kátia Cilene Antunes Ferreira. Segunda licenciatura em Pedagogia: contribuições e ressignificações no exercício da docência nas vozes de professores licenciados. 2020. 186 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23600
Data do documento: 1-Dez-2020
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