REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23440
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCameski, Andrezza Silva-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4385758H6pt_BR
dc.contributor.advisor1Braghini, Katya Mitsuko Zuquim-
dc.date.accessioned2021-01-20T13:35:44Z-
dc.date.issued2020-11-13-
dc.identifier.citationCameski, Andrezza Silva. A história da disciplina de História Natural: prescrições, conteúdos e materiais (1890 – 1930). 241 f. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/23440-
dc.description.resumoEsta pesquisa entende que, no final do século XIX, há um intenso movimento para o estabelecimento de disciplinas científicas no Brasil, ainda que haja a predominância da ideia de humanidades clássicas no currículo. Este movimento coincide com novos ideais pretendidos pela República recém proclamada, que pede pelo conhecimento científico, constituindo novas necessidades escolares. O trabalho procura investigar o percurso de constituição da disciplina de História Natural no estado de São Paulo, aproximando-nos dos saberes circulantes e dos saberes produzidos em relação ao ensino secundário, pensando suas prescrições, conteúdos e materiais de ensino. A questão central é: como a História Natural foi constituída como disciplina escolar pensando a educação científica no seu caráter prescritivo? A hipótese de trabalho é que a História Natural foi sendo constituída por um conjunto de conhecimentos dialogados a partir de um ideário de educação científica circulante que perpassava os museus de história natural, o conhecimento de naturalistas, conteúdos e materiais pensados em diferentes espaços, o estudo da natureza a partir da observação do qual não se separa os interesses educacionais. Para o estudo, foram investigadas documentos localizados no Arquivo Público do Estado de São Paulo, no Arquivo Histórico da Assembleia Legislativa de São Paulo, na Biblioteca do Livro Didático (BLD), no Centro de Referência em Educação Mario Covas, no Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo e nas escolas estaduais “São Paulo”(Gymnasio São Paulo), e “Otoniel Mota” (Gymnasio de Ribeirão Preto), tais como atas de congregações, livros didáticos, objetos científicos, ofícios, jornais, anuários, relatórios, legislação etc. Estuda-se a história da disciplina escolar tratando da sua constituição, seus objetivos e de suas práticas escolares, a partir dos estudos de Chervel (1990), Goodson (1997, 2018) e Bittencourt (2003). Por fim, como resultado, identificamos a ideia de educação científica concebida para o ensino secundário em História Natural por meio da utilização dos objetos científicos que procuraram reproduzir a natureza o mais próximo do real possível. Peças que eram utilizadas para proporcionarem o desenvolvimento da observação dedicada, que permitiria o desenvolvimento de habilidades como descrição apurada, coleta de dados, análise e conclusões a partir da experimentação do concretopt_BR
dc.description.abstractThis research understands that, at the end of the 19th century, there is an intense movement towards the establishment of scientific scholar subjects in Brazil, even though there is a predominance of the idea of classical humanities in the curriculum. This movement coincides with new ideals sought by the recently proclaimed Republic, which asks for scientific knowledge, constituting new school needs. The work seeks to investigate the course of constitution of the scholar subject called Natural History in the state of São Paulo, approaching the circulating knowledge and the knowledge produced in relation to secondary education, thinking about their prescriptions, contents and teaching materials. The central question is: how was Natural History constituted as a school discipline thinking about science education in its prescriptive character? The working hypothesis is that Natural History was constituted by a set of knowledge dialogued from an ideal of scientific science that circulated through natural history museums, the knowledge of naturalists, contents and materials designed in different spaces, the study of nature from the observation of which educational interests are not separated. For the study, documents located in the Arquivo Público de São Paulo, in the Arquivo Histórico da Assembleia Legislativa de São Paulo, in the Biblioteca do Livro Didático (BLD), in the Centro de Referência em Educação Mario Covas, in the Marista Arquidiocesano de São Paulo School and public schools in São Paulo: Gymnasio São Paulo and “Otoniel Mota” (Gymnasio de Ribeirão Preto), such as minutes of congregations, textbooks, scientific objects, crafts, newspapers, yearbooks, reports, legislation, etc. The history of school subject is studied in terms of its constitution, its objectives and its school practices, based on the studies of Chervel (1990), Goodson (1997, 2018) and Bittencourt (2003). Finally, as a result, we identified the idea of scientific education conceived for secondary education in Natural History through the use of scientific objects that sought to reproduce nature as close to reality as possible. Pieces that were used to provide the development of dedicated observation, which would allow the development of skills such as accurate description, data collection, analysis and conclusions from the experimentation of the concreteen_US
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/53059/Andrezza%20Silva%20Cameski.pdf.jpg*
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória natural - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCiências (Secundário)pt_BR
dc.subjectDisciplina escolarpt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectNatural history - Study and teachingen_US
dc.subjectScience - (High school)eng
dc.subjectSchool disciplineen_US
dc.subjectScience - Study and teachingen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleA história da disciplina de História Natural: prescrições, conteúdos e materiais (1890 – 1930)pt_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andrezza Silva Cameski.pdf7,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.