REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23334
Tipo: Tese
Título: Paisagens e imagens em trânsito: os bolivianos no Exílio paulistano
Autor(es): Rodrigues, Pedro Roberto
Primeiro Orientador: Baitello Junior, Norval
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a partir da antropologia da imagem de Hans Belting e Dietmar Kamper a transformação do corpo em imagem acarretando na perda da sua dimensão (Pross) e consequentemente da visibilidade, naquilo que o Prof. Dr. Norval Baitello Junior chama de era da iconofagia, na qual as imagens são devoradas por outras pela aceleração do tempo de sua contemplação. O imigrante boliviano, desde o período pré incaico sofreu com perdas, muito ouro, árvores, pássaros, animais e pessoas foram levados à Europa, regiões foram tomadas por Brasil e Chile, governos ditatoriais entregaram a exploração de minas aos Estados Unidos e a Inglaterra e recentemente o crescimento do trabalho informal obrigou-o novamente a ser um nómade tendo que atravessar pontes e migrar. Para sobreviver na cidade de São Paulo esse imigrante se sujeita às condições precárias do trabalho nas oficinas de costura em condições análogas ao trabalho escravo. Algumas vezes impulsionado pela mídia terciária, mas sobretudo,b por uma rede de contatos de familiares e amigos no Brasil. A imagem desse imigrante remonta a chegada de Colombo à América e a uma 'colonização das imagens" no imaginário e no cotidiano. A imposição de uma língua, a cristianização, a ideia de superioridade do colonizador, o tráfico de droga nos dias de hoje, marca esse corpo e o torna exilado em São Paulo. Mas, de corpo máquina à corpo invisível ele transcende e resiste com festa
Abstract: This research aims to analyze from the anthropology ofthe image of Hans Belting and Dietmar Kamper the transformation of the body into an image causing the loss of its dimension (Pross) and consequently of the visibility, in what Prof. Dr. Norval Baitello Junior calls it an era of iconophagy, in which images are devoured by others due to the acceleration of the time of their contemplation. Since the pre-lncan period5 the Bolivian immigrant suffered losses, a great deal of gold, trees, birds, animals and people were taken to Europe; regions were taken over by Brazil and Chile; dictatorial governments handed over mining to the United States and England; and recently the growth of informal work again forced them to be a nomad, having to cross bridges and migrate. In order to survive in the City of São Paulo, this immigrant is subjected to the precarious conditions of work in sewing workshops under conditions similar to slave labor. Sometimes driven by the tertiary media, but above all, by a network of contacts of family and friends in Brazil. The image of this immigrant date back to Colombo's arrival in America and to a 'colonization of images" in the imaginary and in everyday life. The imposition of a language, Christianization, the idea of superiority of the colonizer and drug trafficking today mark this body and make them exiled in São Paulo. However, from machine body to invisible body, they transcend and resist with feast
Palavras-chave: Corpo e imagem
Bolivianos - São Paulo (cidade)
Exilados
Imigrantes
Body and image
Bolivians - São Paulo (Brazil)
Exiles
Immigrants
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Rodrigues , Pedro Roberto. Paisagens e imagens em trânsito: os bolivianos no Exílio paulistano. 2020. 196 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23334
Data do documento: 31-Ago-2020
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