REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23226
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoraes, Renato Martins Alves de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8270769U2por
dc.contributor.advisor1Ferrari, Sônia Campaner Miguel-
dc.date.accessioned2020-08-25T11:23:37Z-
dc.date.issued2020-07-30-
dc.identifier.citationMoraes, Renato Martins Alves de. Do nu na pintura à pintura nua. 2020. 171 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/23226-
dc.description.resumoEste trabalho tem como proposta, analisar através de várias imagens de obras de arte, o percurso do corpo nu feminino na filosofia e na pintura. Foi importante frisar que o início do caminho percorrido por este corpo se deu por diversas situações de análise, críticas e estudos. O foco em relação ao corpo, recaiu principalmente no corpo feminino nu, que por sua vez foi muito representado por meio de figuras de divas, ninfas e Vênus, além das alegorias impostas pela Igreja Católica, mas que, ao longo dos tempos, foi tendo sua representação mais distante e consequentemente mais livre das imposições da Igreja em decorrência das formas de representação pictórica criadas pelos próprios artistas, causadas pelo próprio distanciamento das alegorias, inclusive com o uso de interditos tanto da filosofia como da pintura, bem como por panejamentos caídos, transparentes ou molhados, revelando suas formas e contornos. Procuramos abordar a forma como este corpo ainda foi analisado por pensadores e filósofos, como Georges Bataille, Daniel Arasse, Giorgio Agamben, Gorges Didi-Huberman, Eliane Robert de Moraes, Kenneth Clark, Gilles Deleuze, David Anfam, entre outros, tendo por base alguns movimentos artísticos, especificamente, a arte pop, o surrealismo e expressionismo abstrato, através de obras de diversos artistas como Picasso, Manet, De Kooning, Pollock, entre outros, para ao fim, apresentarmos a que ponto chegou a pintura com seu completo desvelamento, ou seja, ao ponto em a própria pintura se apresenta a nupor
dc.description.abstractThe objective of the present text is the analysis in philosophy and in the visual arts, especially in paintings, of the path taken by the body, through the images of several art works. It was important to state the beginning of the body ́s path through various situations of analysis, critics, and study. The aim regarding the human body was directed specifically at the feminine naked body, vastly represented through the images of divas, nymphs and venus, in addition to the allegories imposed by the Catholic Church. However, this representation was gradually freed from those impositions by the necessary distance required by those allegories, which were helped the artists´ creativity. It was also important to point out the use by those artists of interdicts in philosophy and in the visual arts, to express their artistic needs, representing the feminine naked body, in addition to fallen, transparent and wet draperies revealing its forms and shapes. It was also important to bring the analysis of philosophers and scholars such as Georges Bataille, Daniel Arasse, Giorgio Agamben, Gorges Didi-Huberman, Eliane Robert de Moraes, Kenneth Clark, Gilles Deleuze, David Anfam, among others, regarding artworks of some artists such as Picasso, Manet, De Kooning, Pollock, among others in their respective art movements such as pop art, surrealism, and abstract expressionism, in other to express the point achieved by the paining´s unveiling. In other words, up to the point of the paintings´ own nakednesseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/52305/Renato%20Martins%20Alves%20de%20Moraes.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Filosofiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPintura da figura humanapor
dc.subjectNu feminino na artepor
dc.subjectImagem corporal em mulherespor
dc.subjectFigure paintingeng
dc.subjectFemale nude in arteng
dc.subjectBody image in womeneng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.titleDo nu na pintura à pintura nuapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Renato Martins Alves de Moraes.pdf4,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.