REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23152
Tipo: Dissertação
Título: Percursos formativos do professor de educação infantil
Autor(es): Torres, Berenice de Souza
Primeiro Orientador: Silva, Maria da Graça Moreira da
Resumo: A pesquisa foi realizada na Linha de pesquisa “Novas Tecnologias na Educação”, do Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo. Objetiva analisar o processo de construção da identidade profissional do professor dos Centros de Educação Infantil (CEI), da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Estado de São Paulo. Busca articular implantação de políticas públicas educacionais, formação docente e educação infantil. Para alcançar este objetivo fez-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, investigando 21 professores da educação infantil por meio da coleta de dados sobre a trajetória acadêmica e profissional dos professores em exercício no ano de 2019. Os resultados trazem uma amostra de como estes docentes chegaram ao trabalho com a educação infantil. A reflexão e análise de dados quantitativos destacam a trajetória acadêmica e profissional dos professores da educação infantil da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. A partir de questionários realizados em um CEI no centro da cidade de São Paulo foram levantadas questões que auxiliam na compreensão da construção do professor de educação infantil. Aqui se apresenta um perfil destes profissionais e seu engajamento com seu trabalho, apesar dos desafios e com uma constante formação, seja pela documentação, o currículo prescrito ou outros espaços de estudo
Abstract: The research was carried out in the research line “New Technologies in Education”, of the Postgraduate Program in Education: Curriculum, of the Pontifícia Universidade Católica, in São Paulo. It aims to analyze the process of building the professional identity of the teacher at the Child Education Centers (CEI), of the Municipal Education Secretariat of São Paulo, State of São Paulo. It seeks to articulate the implementation of public educational policies, teacher training and early childhood education. To achieve this goal, a qualitative research was carried out, investigating 21 early childhood teachers through the collection of data on the academic and professional trajectory of teachers in office in 2019. The results show a sample of how these teachers arrived to work with early childhood education. The reflection and analysis of quantitative data highlights the academic and professional trajectory of teachers of early childhood education at the Municipal Department of Education of São Paulo. Based on questionnaires carried out in a CEI in the center of São Paulo, questions were raised that help to understand the construction of the teacher of early childhood education. Here is a profile of these professionals and their engagement with their work, despite the challenges and with constant training, whether through documentation, the prescribed curriculum or other study spaces
Palavras-chave: Educação de crianças - Currículos
Professores de educação pre-escolar - Formação profissional
Educação infantil
Early childhood education - Curriculum
Preschool teachers - Training of
Child education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Torres , Berenice de Souza. Percursos formativos do professor de educação infantil. 2020. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23152
Data do documento: 15-Jun-2020
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Berenice de Souza Torres.pdf1,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.