REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23143
Tipo: Tese
Título: A sala de aula no contexto da formação em Serviço Social
Autor(es): Carmo, Perla Cristina da Costa Santos do
Primeiro Orientador: Rodrigues, Maria Lúcia
Resumo: O objetivo deste estudo consiste em analisar a sala de aula como um espaço significativo para o processo de formação do discente em Serviço Social. Trata-se do lócus concreto onde ocorre a dinâmica das atividades de ensino, correlatas aos conteúdos, metodologias, habilidades e atitudes que se expressam no processo de aprendizagem e de formação profissional. É nesse espaço que se privilegiam a orientação do curso e a missão da profissão, projetadas na estrutura curricular para desenvolver os conhecimentos propostos, e no Projeto Político e Pedagógico do curso. Realizamos uma pesquisa qualitativa em três Instituições de Ensino Superior (IES) no município de São Paulo e em uma instituição no município de Campinas (SP), utilizando a técnica da observação cursiva e do grupo de reflexão, acompanhado de discussão com os discentes. Os resultados obtidos no estudo indicaram que a sala de aula é especialmente utilizada como espaço de transmissão de conteúdo, em que pouco ou quase nada se trabalha com estratégias e pedagogias de suporte para o aprendizado. Os docentes assistentes sociais desconhecem as práticas pedagógicas que poderiam auxiliá-los em seu exercício docente. A formação do assistente social não prevê a formação pedagógica para o ensino superior, motivo pelo qual propomos a incorporação efetiva destes conteúdos aos cursos de Pós-Graduação em Serviço Social
Abstract: The aim of this study is to analyze the classrom as a significante space for the process os trainung sudentes in Social Work. It is the concrete locus where objectives, contente, methogologies, skilss and atitudes are intertwined and expressed in the processo of learning and professional training. It os also where the orientation of the course and the missiono of the profession are privileged, in order to clarify the curricular strucuture to develop the proposed knowledge. We conducted a qualitative research where fou Hiher Education Institutions (HEIs) in the city of São Paulo for field research, in which we worked with cursive observation and the reflection group with the students. The results obtained in the research showed thar the classromm is used only as a espace for trabsmitting contente, as therre is no innovative pedagogical practice that can contribute to the formation of the future social work. It is necessary to rethink how to teach how teaching has been seen in Higher Education, especially in Social Work courses
Palavras-chave: Sala de aula
Assistentes sociais - Formação profissional
Serviço Social - Estudo e ensino
Classrom
Social workers - Occupational training
Social Work - Study and teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Sociais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social
Citação: Carmo, Perla Cristina da Costa Santos do. A sala de aula no contexto da formação em Serviço Social. 2020. 169 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23143
Data do documento: 1-Mai-2020
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Perla Cristina da Costa Santos do Carmo.pdf1,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.