REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
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Tipo: Tese
Título: As representações construídas pelos educadores acerca do discurso interdisciplinar presente na Rede Municipal de Ensino de São Paulo entre os anos de 2001 a 2016
Autor(es): Tedeschi, Sandra Maria
Primeiro Orientador: Almeida, Fernando José de
Resumo: As políticas públicas educacionais do município de São Paulo vêm pautando a interdisciplinaridade como uma das ações possíveis de promoverem a reorientação dos currículos na rede. O escopo dessa tese está em identificar as representações construídas pelos educadores acerca do discurso interdisciplinar da oficialidade, produzidos entre os anos de 2001 e 2016. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo que escolhe técnicas de recolhimento e análise de dados decorrentes de entrevistas semiestruturadas, que teve como propósito lançar a luz sobre os discursos dos professores e coordenadores pedagógicos que vivenciaram a implementação desses programas. Para interpretar a dinâmica de apropriação do conceito de interdisciplinaridade, as representações (sentidos e significados) que professores e coordenadores pedagógicos atribuem ao termo e as conexões existentes entre as ações desenvolvidas por eles e a relação dessas com a abordagem interdisciplinar, utilizamos a Teoria da Representação Social (TRS). Realizamos a revisão de literatura na área da interdisciplinaridade e o extrato de 8 documentos oficiais das políticas públicas curriculares do Município de São Paulo entre os anos de 2001 e 2016. Os resultados revelam que, embora a interdisciplinaridade tenha ganhado materialidade nos programas oficiais curriculares, na prática, o que se efetivou na rede foi a criação de um campo fictício de possibilidades, haja vista a fragilidade teórica, metodológica, conceitual que se evidencia nos discursos sobre a interdisciplinaridade
Abstract: The public educational policies of the city of São Paulo have guided interdisciplinarity as one of the possible actions to promote the reorientation of curricula in the network. The scope of this thesis is to identify the representations built by educators about the interdisciplinary discourse of officiality, produced between 2001 and 2016. This is a qualitative research with an interpretative nature that chooses data collection and analysis techniques resulting from semi-structured interviews, which aimed to shed light on the discourses of teachers and pedagogical coordinators who experienced the implementation of these programs. To interpret the dynamics of appropriation of the concept of interdisciplinarity, the representations (meanings and meanings) that teachers and pedagogical coordinators attribute to the term and the existing connections between the actions developed by them and their relationship with the interdisciplinary approach, we use the Theory of Social Representation (TRS). We conducted a literature review in the area of interdisciplinarity and the extract of 8 official documents of curricular public policies of the Municipality of São Paulo between 2001 and 2016. The results show that, although interdisciplinarity has gained materiality in official curriculum programs, in practice, what took place in the network was the creation of a fictional field of possibilities, given the theoretical, methodological and conceptual fragility that is evident in the discourses on interdisciplinarity
Palavras-chave: Educação e Estado - São Paulo (cidade)
Interdisciplinaridade em educação
Currículos - Mudança
Education and state - São Paulo (Brazil)
Interdisciplinarity in education
Curriculum change
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Tedeschi, Sandra Maria. As representações construídas pelos educadores acerca do discurso interdisciplinar presente na Rede Municipal de Ensino de São Paulo entre os anos de 2001 a 2016. 2019. 186 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22717
Data do documento: 19-Set-2019
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