REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
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Tipo: Tese
Título: Formação de professores para a inclusão de pessoas com deficiência, na perspectiva freireana: em busca de uma escola democrática e inclusiva
Título(s) alternativo(s): Teacher training for the inclusion of people with disabilities in the Freirean perspective: in search of a democratic and inclusive school
Autor(es): Rasoppi, Mônica Alves Feliciano
Primeiro Orientador: Saul, Ana Maria
Resumo: Este estudo integra uma pesquisa nacional, sob a coordenação da Prof.ª Dr. ª Ana Maria Saul, denominada O pensamento de Paulo Freire na atualidade: análise de políticas, teorias e práticas. O objetivo desta tese foi analisar a formação dos/as docentes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Gilmar Tacolla, no Município de São Paulo, onde se desenvolve uma proposta político-pedagógica libertadora fundamentada na pedagogia freireana. Para isso, privilegiou-se a seguinte questão orientadora: como a formação dos educadores pode contribuir para a promoção de pessoas com deficiência no Ensino Fundamental I, de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental do Município de São Paulo? O referencial teórico que embasou esta pesquisa fundamenta-se em Paulo Freire e demais autores que, com ele, dialogam, tais como: Francisco Imbernón, Maria Teresa Eglér Mantoan, Ana Maria Saul e Marcos José da Silveira Mazzotta. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa, com estudo bibliográfico e pesquisa de campo. A análise de documentos, a observação participante, os questionários e as entrevistas semiestruturadas com os participantes da pesquisa foram os instrumentos e os procedimentos dos quais se valeu para a coleta de dados. A categoria central de análise dos dados foi a formação de professores na perspectiva da inclusão escolar, associando-se, a ela, os seguintes conceitos: conscientização, humanização, diálogo, justiça social e práxis, presentes na obra de Paulo Freire e representados na “trama conceitual freireana”. Dentre os resultados, pode-se apontar que, nos momentos de formação, das práticas pedagógicas, da análise dos documentos e das entrevistas, a formação docente realizada foi de caráter permanente, baseada na concepção freireana de sujeito como ser inacabado, em constante busca do ser mais. Houve a presença do diálogo constante, do respeito aos saberes trazidos pelos educadores e pelas educadoras, do movimento de ação-reflexão-ação e da participação democrática, na construção de uma escola inclusiva. Embora ainda se tenha um longo caminho a percorrer, no que concerne à inclusão de pessoas com deficiência nas escolas, pode-se afirmar que esta pesquisa pode contribuir para os estudos voltados à formação de educadores para a construção de uma escola para todos, mais justa e cada vez mais inclusiva
Abstract: This study integrates a national research, under the coordination of PhD Professor Ana Maria Saul, denominated ‘Paulo Freire’s thinking in the present time: analysis of policies, theories and practices’. The aim of this doctoral dissertation was to analyze the teachers’ training of the Municipal School of Elementary Education Professor Gilmar Tacolla, in the Municipality of São Paulo, where a liberatory pedagogical proposal based on Freirean pedagogy is developed. For this, the following guiding question was outlined: how can the training of educators contribute to the promotion of people with disabilities in the first grades of Elementary School, of a Municipal School in the Municipality of São Paulo? The theoretical framework that underlies this research is based on Paulo Freire and other authors who have a dialogue with him, such as: Francisco Imbernón, Maria Teresa Eglér Mantoan, Ana Maria Saul and Marcos José da Silveira Mazzotta. As for the methodology, it is a qualitative research, with bibliographical study and field research. Document analysis, participant observation, questionnaires, and semi-structured interviews with the research participants were the instruments and procedures used to collect data. The central category of data analysis was the training of teachers in the perspective of school inclusion, associating with it the following concepts: awareness, humanization, dialogue, social justice and praxis, present in Paulo Freire’s work and represented in the “Freirean conceptual plot”. Among the results, it can be pointed out that in the moments of training, pedagogical practices, analysis of documents and interviews, the teacher training was permanent, based on the Freirean conception of the subject as an unfinished being, in constant search of being more. There was constant dialogue, respect for the knowledge brought by educators, the action-reflection-action movement and democratic participation, in the construction of an inclusive school. Although there is still a long way to go, with regard to the inclusion of people with disabilities in schools, it can be said that this research can contribute to studies aimed at training educators to build a fairer school for all and increasingly inclusive
Palavras-chave: Inclusão escolar
Educação permanente
Justiça social
Professores de educação especial - Formação profissional
Freire, Paulo [1921-1997]
Mainstreaming in education
Continuing education
Social justice
Special education teachers - Occupational training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Rasoppi, Mônica Alves Feliciano. Formação de professores para a inclusão de pessoas com deficiência, na perspectiva freireana: em busca de uma escola democrática e inclusiva. 2019. 166 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22660
Data do documento: 20-Set-2019
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