REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22640
Tipo: Dissertação
Título: Habilidades sociais no Journal of Applied Behavior Analysis (JABA): diferenças e aproximações com o conceito de comportamento social em Skinner
Título(s) alternativo(s): Social skills in Journal of Applied Behavior Analysis (JABA): differences and proximities to Skinner’s concept of social behavior
Autor(es): Maeda, Vivian Yuri
Primeiro Orientador: Guedes, Maria do Carmo
Resumo: Dificilmente há consenso sobre o conceito de habilidades sociais na perspectiva behaviorista. Diante disso, este estudo realizou uma análise histórica sobre o uso da expressão, a fim de encontrar indícios da trajetória de desenvolvimento do conteúdo e verificar se há aproximação com o conceito de comportamento social de Skinner (1953). Para isso, buscou-se a palavra-chave “habilidades sociais” nos títulos de artigos publicados no Journal of Applied Behavior Analysis (JABA) entre 1968 e o junho de 2019. A partir da localização de um conjunto de 22 artigos, sendo o primeiro publicado em 1976, no volume 9, foi possível investigar características dos artigos que tratam do tema. A comparação entre o uso dos termos comportamento social e habilidades sociais nos mesmos artigos não resultou em dados suficientes para descrever as habilidades sociais com um conjunto específico de comportamentos sociais ou conceituá-lo. Supôsse que as dimensões de Baer, Wolf e Risley (1968), segundo os quais a relevância social por vezes pode se sobrepor à dimensão teórica, podem ser indicativas dessa limitação. Somada à intermitência do ambiente social, houve dificuldade em operacionalizar a expressão habilidades sociais, deixando-se sugestões para futuras pesquisas que possam contribuir para o tema
Abstract: There is hardly any consensus on the concept of social skills in the behaviorist perspective. Considering this situation, this study presents a historical analysis of the use of the expression in order to find evidence of the developmental trajectory of the content and to verify if there is an approximation with the concept of Skinner’s (1953) social behavior. To do that, the keyword “social skills” was searched in the titles of articles published in the Journal of Applied Behavior Analysis (JABA) between 1968 and June 2019. From a set of 22 articles (the first one was published in 1976, volume 9), it was possible to investigate characteristics of the articles that address the theme. The comparison between the use of the terms social behavior and social skills in the same articles did not result in sufficient data to describe social skills as a specific set of social behaviors or to conceptualize this set. It was assumed that Baer, Wolf and Risley’s dimensions (1968), according to which social relevance can sometimes overlap the theoretical dimension, might be indicative of this limitation. In addition to the intermittent social environment, it was difficult to operationalize the expression social skills, leaving suggestions for future research that may contribute to the theme
Palavras-chave: Habilidades sociais
Comportamento social
Análise histórica
Social skills
Social behavior
Journal of Applied Behavior Analysis (JABA)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
Citação: Maeda, Vivian Yuri. Habilidades sociais no Journal of Applied Behavior Analysis (JABA): diferenças e aproximações com o conceito de comportamento social em Skinner. 2019. 68 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22640
Data do documento: 10-Set-2019
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vivian Yuri Maeda.pdf1,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.