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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22450
Tipo: | Dissertação |
Título: | A educação do campo em Itauna (MG): uma escola em construção |
Título(s) alternativo(s): | The country school in Itaúna (MG): a school under construction |
Autor(es): | Silva, Tânia Mara de Andrade Oliveira e |
Primeiro Orientador: | Noffs, Neide de Aquino |
Resumo: | Este estudo teve como tema a educação do campo na contemporaneidade, uma escola que se constrói a partir das pessoas que dela participam, ciente de que desvelar o percurso da escola rural para a escola do campo não é tarefa simples, pois ainda persiste a denominação de escola rural por parte de alguns professores. O interesse no estudo da escola do campo teve motivações pessoais e profissionais, sendo difícil definir qual delas é mais importante: as experiências como filha de professora e aluna ou o contato diário com professores da escola do campo. O objeto de pesquisa é a reflexão sobre uma escola situada na zona rural do município de Itaúna/MG no que diz respeito à formação de seus professores e de suas professoras, à configuração da formação mais apropriada para a modalidade escola do campo e a relação da comunidade com a escola. O objetivo geral deste estudo foi compreender como se dá a formação (inicial e continuada) de professores e professoras que atuam na escola do campo e como a comunidade vê essa escola. Participaram como sujeitos da pesquisa 1 professor e 4 professoras do Ensino Fundamental (anos iniciais), 2 professoras da Educação Infantil, 1 diretora escolar e 1 pedagoga escolar. Todos os profissionais participantes têm como formação inicial o Magistério e a Pedagogia. Participaram também 43 pais e/ou responsáveis por crianças matriculadas na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. A abordagem metodológica utilizada foi a pesquisa qualitativa com uso de questionários semiestruturados e dados analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2004). O estudo realizado tomou como referência os conceitos de educação rural e educação do campo. Contexto histórico, políticas públicas, currículo, fundamentos legais e formação do professor do campo são, portanto, concepções que a pesquisa abordou. Dialogou-se com alguns autores que se dedicam ao estudo do currículo, da escola do campo e da formação de professores, como: Apple (2006), Abramowicz (1996,2001,2016), Arroyo (1999, 2002, 2004, 2007, 2011), Caldart (2011), Fernandes (1999, 2004), Nóvoa (1995, 2002, 2017), Noffs (2013, 2016, 2018, 2019), Freire (1991, 1996, 1997, 2001), Feldmann (2009), Moreira e Silva (1995), Ghedin (2006, 2012), Silva (2011) e a leitura dos documentos que se referem especificamente à educação do campo. Os estudos realizados permitiram inferir que a formação e a prática docente na maioria das escolas do campo encontram-se arraigadas no urbanocentrismo, o que se aplica inclusive à realidade da escola do campo pesquisada. Faz-se necessário ressignificar o processo de formação para a escola do campo tendo como referência seus atores, seu contexto, suas necessidades e suas possibilidades de transformação. É necessário pensar em uma escola do campo a partir dela e com ela |
Abstract: | This dissertation adresses the Country School in current days, a school built by those who take part init. To unveil the redefinition of the Rural School into Country School is not an easy task as the Rural School is still a term used by some teachers. My interest in the study of the academic formation of the teachers of the Country School had personal and professional motivation and both very important as I am a teacher’s daughter and also in every day contact with teachers from the Country School. The object of this study is the reflection on the academic formation of teachers from a Country School in Itaúna MG and the most suitable configuration of their formation and also the relationship between the school and the community where it is located. The general objective of this study is to understand the academic formation of these teachers who work at the Country school and how the community where it is located understand it. The subjects of this research are: five teachers of junior hight-school (initial years), two teachers from kindergarden , the principal of the school, one pedagogue and also forty-three parents of the children from the kindergarten and junior hight-school. The approach used was the qualitative research with the use of semi-structured questionnaire and analysis of data from “Análise de Conteúdo de Bardini (2004). The research was based on the concepts of rural education and country education as well as the hystorical context, public policies, curriculum, legal instruments, academic formation of the teachers. Some authors who dedicate thenselves to the study of the academic Apple (2006), Abramowicz (1996,2001,2016), Arroyo (1999, 2002, 2004, 2007, 2011), Caldart (2011), Fernandes (1999, 2004), Nóvoa (1995, 2002, 2017), Noffs (2013, 2016, 2018, 2019), Freire (1991, 1996, 1997, 2001), Feldmann (2009), Moreira e Silva (1995), Ghedin (2006, 2012), Silva (2011) and the study of documents that refer to the theme “country education”. This study enable the inference that the academic formation and the teaching practice in the great majority of the country schools are rooted in urban traits which is seeing in the institution object of this research. It is necessary to re-signify the formation process for the country school based on its actors, their context, their needs and their possibilities of transformation. It’s necessary to think about the Country School having its peculiar traits as the basic of its construction |
Palavras-chave: | Professores - Formação profissional Escola do campo Escola no campo Techers - Occupational training Country school Rural school |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Silva, Tânia Mara de Andrade Oliveira e. A educação do campo em Itauna (MG): uma escola em construção. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22450 |
Data do documento: | 28-Jun-2019 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
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