REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22442
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Leila Maria de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4413883A4por
dc.contributor.advisor1Casali, Alipio-
dc.date.accessioned2019-07-30T12:30:34Z-
dc.date.issued2019-06-24-
dc.identifier.citationOliveira, Leila Maria de. Imigrantes, xenofobia e racismo: uma análise de conflitos em escolas municipais de São Paulo. 2019. 228 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/22442-
dc.description.resumoA pesquisa tem como objetivo analisar os conflitos relacionados à presença de estudantes imigrantes e/ou filhos de imigrantes na rede municipal de ensino de São Paulo. A metodologia utilizada é o enfoque qualitativo, em que os dados coletados são predominantemente descritivos e explicativos. Dessa forma, a revisão da literatura permitiu entender o histórico e as clivagens relacionados aos movimentos migratórios no Brasil e as suas influências no sistema de ensino. Foram levantadas as políticas nacionais, estaduais e municipais de educação, que oferecem intersecção com as expectativas de aprendizagem assumidas para o enfrentamento à xenofobia e para uma educação intercultural. A adoção do método etnográfico permitiu observar in loco e interpretar possíveis conflitos provocados pela presença de imigrantes no cotidiano escolar. A pesquisa revelou uma relação entre a xenofobia/racismo e as hierarquias atribuídas aos diferentes grupos de imigrantes: imigrantes com fenótipos ocidentais tendem a ser integrados com mais facilidade, ao aprenderem o português; enquanto imigrantes com fenótipos não ocidentais, mesmo tendo o português como língua materna, encontram mais dificuldades. Espera-se, com este estudo, oferecer subsídios à elaboração de políticas educacionais e aos projetos pedagógicos de escolas que recebem alunos imigrantes, assim como às práticas e aos estudos voltados à valorização da diferença em sala de aulapor
dc.description.abstractThis research aims at analyzing the conflicts related to the presence of immigrant students and children of immigrants in the municipal schools of Sao Paulo. The qualitative methodology is adopted in this work, with the data collected being predominantly descriptive and explanatory. Thus, the literature review conducted here allowed us to better understand the history and the cleavages related to migratory movements in Brazil and its influences on the education system. We have investigated policies at national, state and municipal levels that offer an intersection with the expectations of learning experiences meant to confront xenophobia and racism in an intercultural approach. The adoption of the ethnographic method allowed the observation in locus and the interpretation of possible conflicts caused by the presence of immigrants in the daily school life. The research revealed a close relationship between xenophobia-racism and the hierarchies attributed to the different groups of immigrants: those with western phenotypes tend to be integrated more easily while learning Portuguese and immigrants with non-western phenotypes find more difficulties, even when Portuguese is their mother tongue. It is hoped that this study will be an incentive to the elaboration of education policies and to pedagogical projects in schools that receive immigrant students, as well as practices and studies focused on valuing the differences in the classroomeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/49842/Leila%20Maria%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectImigrantes - Educação - Brasilpor
dc.subjectXenofobiapor
dc.subjectRacismo na educaçãopor
dc.subjectEscola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias (São Paulo, SP)por
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectImmigrants - Education - Brazileng
dc.subjectXenophobiaeng
dc.subjectRacism in educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.titleImigrantes, xenofobia e racismo: uma análise de conflitos em escolas municipais de São Paulopor
dc.title.alternativeImmigrants, xenophobia and racism: an analysis of conflicts in municipal schools in São Pauloeng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leila Maria de Oliveira.pdf4,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.