REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Social
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22323
Tipo: Dissertação
Título: O corpo feminino e os ideais de beleza na publicidade sob um olhar da Psicanálise
Título(s) alternativo(s): The feminine body and the ideals of beauty in advertising under a psychoanalytic gaze
Autor(es): Arlotta, Roberta Toste
Primeiro Orientador: Pacheco Filho, Raul Albino
Resumo: O presente estudo pretende investigar os efeitos da apropriação e superexposição do corpo feminino como ferramenta de vendas em campanhas publicitárias no laço social. A publicidade tem um importante papel na indústria cultural, ditando o comportamento do consumidor e criando ideais de beleza. Temos observado uma evolução na utilização deste corpo que não só é coisificado e hipersexualizado, mas também manipulado digitalmente, fragmentado e montado como um quebra-cabeça. Esse corpo é exposto como se fosse uma realidade tangível e basta que as mulheres sigam as “receitas” mágicas prometidas pela mídia, para conquistar o corpo “perfeito”. No entanto, este corpo parece não ter materialidade, é apenas uma montagem feita virtualmente para atrair os olhares e o desejo do seu público. Na atualidade, a mulher parece estar mais submetida à indústria da beleza do que o homem, já que esta é o principal alvo das campanhas e por isso parece sofrer uma pressão maior para corresponder a ideais culturais. Há uma tentativa de equivalência entre a beleza e a feminilidade, como condição própria de ser reconhecida como mulher na sociedade. Nosso objetivo é investigar os efeitos da exploração da imagem feminina em campanhas publicitárias, através de revisão bibliográfica baseadas nas obras de Freud e Lacan, articulando fenômenos que observamos no âmbito da cultura e o que é estrutural do sujeito em sua alienação com o Outro
Abstract: The present study intends to investigate the effects of appropriation and overexposure of the feminine body as a sales tool in advertising campaigns in the social bond. Advertising plays an important role in the cultural industry, dictating consumer behavior and creating ideals of beauty. We have observed an evolution in the use of this body which is not only objectified and hypersexualized, but also digitally manipulated, fragmented and assembled as a puzzle. This body is exposed as if it were a tangible reality and it is enough for women to follow the magic “recipes” promised by the media, to conquer the “perfect” body. However, this body seems to have no materiality, it’s just a montage made virtually to attract the gaze and desire of your target. Today, women seem to be more submitted to beauty industry then men, they seem to be under pressure more often to respond to these cultural ideals. There is an attempt at equivalence between beauty and femininity, as a condition of being recognized as a woman in the society. Our objective is to investigate the effects of the exploitation of the feminine image in advertising campaigns, through a bibliographical review based on Freud’s and Lacan’s theories, articulating what we observe in the scope of cultural and what is strucutural in the alienantion with the Other
Palavras-chave: Imagem corporal em mulheres
Mulheres na propaganda
Beleza feminina (Estética)
Body image in women
Women in advertising
Feminine beauty (Aesthetics)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social
Citação: Arlotta, Roberta Toste. O corpo feminino e os ideais de beleza na publicidade sob um olhar da Psicanálise. 2019. 188 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia: Psicologia Social) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22323
Data do documento: 12-Abr-2019
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