Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22288
Tipo: | Dissertação |
Título: | A linguagem emocional em ambientes telemáticos: tecendo a razão e a emoção na formação de educadores |
Autor(es): | Bruno, Adriana Rocha |
Primeiro Orientador: | Moraes, Maria Candida Borges de |
Resumo: | A dissertação aqui apresentada tem por objetivo desenvolver uma investigação, à luz da Linguagem Emocional, buscando desvelar de que forma os educadores tecem/articulam a razão e a emoção nos cursos de formação de professores em ambientes telemáticos. Pressupõe-se que a linguagem utilizada, bem como a emoção dos sujeitos da aprendizagem, envolvidos nos cursos em ambientes telemáticos, podem favorecer as relações e interações nestes ambientes, onde o tipo de Linguagem Emocional utilizada pode contribuir no processo de construção do conhecimento. Os fundamentos teóricos articularam os estudos relacionados à Emoção, Razão e Linguagem aos da Educação a Distância e Formação de Professores, para a construção do conceito e reflexões sobre a Linguagem Emocional. Iluminada pelo referencial teórico, baseado em António Damásio, António Nóvoa, Donald Schön, Humberto Maturana, Ivani Fazenda, Georges Gusdorf, Joseph LeDoux, José A. Valente, Maria Cândida Moraes, Paulo Freire e Rafael Bisquerra, entre outros, desenvolveu-se a pesquisa, que incidiu em mergulhar em três Conferências ocorridas no Curso de Especialização em Desenvolvimentos de Projetos Pedagógicos com o Uso das Novas Tecnologias, pela PUC-SP/Proinfo, no ambiente telemático Teleduc. A partir da análise de conteúdo do material impresso coletado das mesmas, sob o olhar da Linguagem Emocional, a investigação revela que o uso de uma Linguagem Emocional afetuosa/amorosa, nos cursos de formação de educadores em ambientes telemáticos, pode ser considerado um diferencial significativo para a aprendizagem, por criar um espaço operacional mais favorável às inter-relações, à mediação pedagógica e ao desenvolvimento dos processos reflexivos, auxiliando a construção do conhecimento |
Abstract: | The present dissertation has the purpose of developing a research, under the focus of the Emotional Language, in order to uncover the means by which educators weave together / articulate reazon and emotion within teacher formation courses within Web. It is presumed that the language employed, as well as the emotion of the ones subject to learning, engaged within courses in Internet environments, may enhance the relations and interactions within these environments, where the kind of Emotional Language employed may contribute for the knowledge construction process. The theorical foundations linked studies concerning Emotion, Reason and Language to studies on Distance Education and Teacher Formation for the construction os the concept and reflections on Emotional Language. Under the light of the theoretical referential, with António Damásio, António Nóvoa, Donald Schön, Humberto Maturana, Ivani Fazenda, Georges Gusdorf, Joseph LeDoux, José A. Valente, Maria Cândida Moraes, Paulo Freire e Rafael Bisquerra, the research was developed focusing on three conferences ocurred during the Course on Specialization in Development of Pedagogical Processes using New Technologies, by PUC SP/Proinfo, through the Internet environment called Teleduc. From the analysis of printed materials colected from the former, under the standpoint of Emotional Language, the investigation reveals that the employment of an affectionate/ loving Emotional Language within courses on educators’ formation within Internet environment may be considered a significant differential to learning, by creating na operational ambience more favorable to the interrelations, the pedagogical mediation and the development of reflexive processes, helping the knowledge construction |
Palavras-chave: | Professores - Formação profissional Educação afetiva Teachers - Occupational training Affective education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Bruno, Adriana Rocha. A linguagem emocional em ambientes telemáticos: tecendo a razão e a emoção na formação de educadores. 2002. 230 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22288 |
Data do documento: | 23-Mai-2002 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Adriana Rocha Bruno.pdf | 2,29 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.