REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22054
Tipo: Tese
Título: Integração das tecnologias digitais de informação e comunicação em cursos de natureza agrotécnica por meio de metodologias ativas
Título(s) alternativo(s): Integration of digital information and communication technologies in agrotechnical courses through active methodologies
Autor(es): Perrier, Gerlane Romão Fonseca
Primeiro Orientador: Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de
Resumo: Esta tese analisa as dinâmicas/metodologias desenvolvidas com o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na prática pedagógica e as mudanças evidenciadas no currículo, em sintonia com as alterações curriculares ocorridas em razão da Reforma da Educação Profissional. A pesquisa aborda o desenvolvimento de práticas integrativas de TDIC com uso de metodologias ativas, objetivando favorecer a participação e o engajamento dos estudantes, mediante uma metodologia de pesquisa qualitativa desenvolvida em colaboração com docentes de disciplinas de curso de natureza agrária. Adotou-se a pesquisa-ação que contemplou tanto a abordagem teórica e documental, como a pesquisa de campo, conduzida a partir de disciplinas curriculares em curso de natureza agrária. Foram propostas e desenvolvidas ações em busca de potencializar as práticas docentes a partir da incorporação das TDIC em processos de ensino e de aprendizagem, concebidas para o contexto específico de cada disciplina, ou seja, em conformidade com as necessidades e as possibilidades de cada grupo de docentes e seus alunos. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, nas três fases do design metodológico: diagnóstico, intervenção e análise. A exploração do material coletado e produzido ocorreu com a definição de categorias e tratamento dos resultados, por meio dos softwares Mendeley, NVivo 12 Pro for Windows e DSCsoft 2.0, conforme a natureza dos dados; inferência e interpretação. Os resultados apontam o potencial das metodologias ativas para a articulação teoria e prática em cursos de natureza técnica, bem como confirmam a potencialidade do uso das narrativas digitais e dos jogos para a promoção de um ambiente de aprendizagem colaborativo e, também, a possibilidade de extrapolação dessa experiência para outras disciplinas e cursos
Abstract: This thesis analyzes the dynamics/methodologies developed with the use of digital information and communication technologies (DICT) in pedagogical practice and the changes evidenced in the curriculum, in tune with the curricular changes occurred due to the Professional Education Reform. The research deals with the development of integrative practices of DICT with the use of active methodologies, aiming at favoring students’ participation and engagement, through a qualitative research methodology developed in collaboration with teachers of courses of an agricultural nature. Action research was adopted, which included both the theoretical and documentary approach, as well as field research, based on ongoing curricular subjects of an agrarian nature. It was proposed and developed actions seeking to enhance teaching practices from the incorporation of DICT into teaching and learning processes, designed for the specific context of each discipline, that is, in accordance with the needs and possibilities of each group of teachers and their students. The data were analyzed by means of the content analysis technique, in the three phases of the methodological design: diagnosis, intervention and analysis. The exploitation of the material collected and produced occurred with the definition of categories and treatment of the results, through the Mendeley, NVivo 12 Pro for Windows and DSCsoft 2.0 softwares, according to the nature of the data; inference and interpretation. The results point out the potential of the active methodologies for theory and practice articulation in courses of a technical nature, as well as they confirm the potentiality of using digital narratives and games to promote a collaborative learning environment, as well as the possibility of extrapolating this experience to other disciplines and courses
Palavras-chave: Narrativa digital
Aprendizagem colaborativa
Currículo
Tecnologia educacional
Digital narrative
Collaborative learning
Curriculum
Educational technology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Perrier, Gerlane Romão Fonseca. Integração das tecnologias digitais de informação e comunicação em cursos de natureza agrotécnica por meio de metodologias ativas. 2019. 241 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22054
Data do documento: 18-Mar-2019
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gerlane Romão Fonseca Perrier.pdf4,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.