REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
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Tipo: Tese
Título: Intervenção político-pedagógica: a necessidade do planejamento de currículo e da formação continuada para a transformação da prática educativa
Autor(es): Muñoz Palafox, Gabriel Humberto
Primeiro Orientador: Chizzotti, Antônio
Resumo: O presente trabalho surgiu de uma experiência de orientação/assessoria pedagógica destinada a professores/as de Educação Física que ministram aula nas escolas públicas do município de Uberlândia, Minas Gerais. Devido aos anseios de um grupo de educadores/as interessados/as em transformar a prática pedagógica da Educação Física nas escolas públicas deste município, esta experiência de assessoria começou no ano de 1992 na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU), a qual foi estendida à Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia (SME/UDI), a partir de 1996. Nesse contexto, duas grandes questões foram colocadas para serem respondidas, sob pena de se frustrarem definitivamente tais anseios de mudança encontrados nesse grupo de educadores/as: 1. É possível construir e implementar uma proposta curricular para o ensino da Educação Física escolar, que pretende fundamentar-se numa perspectiva crítica de educação numa rede pública de ensino, que conta com aproximadamente 100 professores/as de Educação Física em seu quadro funcional? 2. Como realizar essa empreitada, reconhecendo que existem profundas diferenças de ordens subjetiva, intersubjetiva e político-econômica influenciando os interesses pessoais, a prática e a formação profissional de cada um/a dos/as personagens envolvidos/as direta ou indiretamente nesse processo? Diante disto, o objetivo deste estudo é apresentar o referencial teórico-metodológico que foi desenvolvido no processo de construção e implementação de uma proposta curricular para a disciplina Educação Física escolar, à luz da reflexão da prática pedagógica nas escolas públicas de Uberlândia MG entre o ano de 1992 e o ano 2000. Para a realização do presente trabalho, contamos com a participação permanente de sete professores/as da Eseba/UFU e, posteriormente, de mais de 100 educadores/as, entre professores/as e pedagogos/as do quadro funcional da Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia, MG (SME/UDI). Trabalhando articuladamente nesses segmentos institucionais, foi possível construir uma sistemática de trabalho que, tal como será justificado teoricamente ao longo do presente estudo, foi considerada uma estratégia crítica de intervenção político-pedagógica. Com o nome de Planejamento Coletivo do Trabalho Pedagógico (PCTP), essa estratégia foi progressivamente implementada e sistematizada durante o processo de assessoria pedagógica na Eseba/UFlJ e na SME/UDI, de acordo com a "compreensão" e "interpretação" dialética que alcançamos (eu, meus/minhas colegas e um considerável grupo de professores/as inseridos/as no processo), tanto sobre a teoria crítica do currículo como da produção teórica na esfera da Educação Física escolar. Para alcançar o objetivo proposto, apresento como justificativa do presente estudo, um capítulo especial em que analiso criticamente porque está sendo difícil implementar propostas transformadoras de ensino da Educação Física escolar nas escolas públicas de Uberlândia. Em seguida, na primeira parte este município é caracterizado no palco de sua história. Primeiro, para situar o/a leitor/a no contexto social em que se desenvolveu este trabalho. Segundo devido aos frutos político-econômicos e sócio-culturais dessa história, que sempre interferiam, direta e indiretamente, na experiência vivida junto aos/às professores/as da Eseba/UFU e da RME/UDI. A partir desse "pano de fundo", procuro no capítulo II da primeira parte, descrever e analisar criticamente a experiência vivida aproveitando os resultados dos diagnósticos realizados entre o ano de 1996 e o ano 2000, para subsidiar a elaboração e a reformulação dos planos anuais da área, de acordo com o estudo da realidade social e, especificamente, da prática pedagógica dos/as professores/as envolvidos/as no PCTP. Na segunda parte, apresento os fundamentos teóricos do PCTP, que incluem o estabelecimento crítico de princípios filosófico-pedagógicos e as diretrizes (já identificadas e adotadas durante a construção e sistematizadas), implementação da proposta curricular de Educação Física da Eseba/UFU e da RME/UDI. Esse processo, no momento de terminar este estudo, continuava funcionando em caráter permanente. Na terceira parte, analiso vários aspectos relevantes que contribuíram para a construção das diretrizes traçadas, de alguns conceitos básicos e dos instrumentais utilizados no transcorrer da assessoria pedagógica, que, em conjunto, caracterizaram a estratégia de intervenção crítica denominada PCTP. Para concluir, levanto algumas considerações críticas sobre a experiência descrita, assim como sobre o próprio estudo realizado. No final desta pesquisa, encontra-se um anexo especial contendo uma série de depoimentos de professores/as que participaram do processo entre o ano de 1992 e o ano 2000, os quais revelam particulares e significativos pontos de vista a respeito da experiência vivida
Abstract: The thesis has no abstract
Palavras-chave: Currículos - Planejamento
Educação física para crianças - Currículo
Professores - Formação profissional
Educação permanente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Muñoz Palafox, Gabriel Humberto. Intervenção político-pedagógica: a necessidade do planejamento de currículo e da formação continuada para a transformação da prática educativa. 2001. 265 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21999
Data do documento: 8-Mar-2001
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