REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
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Tipo: Tese
Título: A contribuição do pensamento de Paulo Freire na formação e na prática de agentes de Pastoral da saúde na Diocese de Santos
Título(s) alternativo(s): The contribution of Paulo Freire’s thought in the education and practice of Health Pastoral workers in the Diocese of Santos
Autor(es): Gonçalves Neto, Francisco Pelonha
Primeiro Orientador: Saul, Ana Maria
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar o processo de formação continuada e práticas de agentes da Pastoral da Saúde na Diocese de Santos - SP, com o crivo de categorias freireanas, de modo a contribuir com a indicação de princípios para propostas de formação continuada desses agentes. O referencial teórico está fundamentado na pedagogia de Paulo Freire, nas Diretrizes Nacionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e nos documentos eclesiásticos que se referem à Pastoral da Saúde. A investigação ancorou-se em parâmetros de abordagem qualitativa, e os procedimentos utilizados para a produção dos dados foram: análise de documentos eclesiásticos, observação participante da prática dos agentes de pastorais e de encontros de formação da equipe diocesana, bem como entrevistas semiestruturadas com padres, agentes pastorais e aplicação de questionários. Os participantes da pesquisa foram padres da Diocese de Santos envolvidos com a Pastoral da Saúde e agentes de Pastoral. Os dados foram analisados com categorias que constituem a trama conceitual elaborada a partir do conceito de formação permanente freireana: participação, diálogo, conscientização e leitura de mundo. Os resultados da pesquisa apontaram que as formações pesquisadas dos agentes da Pastoral da Saúde são inadequadas, do ponto de vista de uma perspectiva crítico-libertadora, pois elas se revestem de um viés autoritário, na medida em que são entendidas, pelos formadores, como meras ações de “transmissão de conhecimentos” para os agentes pastorais. O processo de formação dos agentes pastorais é demasiado enrijecido e foi possível evidenciar grande distância entre o discurso, presente nos documentos, e as práticas dos agentes pastorais que puderam ser caracterizadas como assistencialistas. O estudo possibilitou levantar um conjunto de princípios que poderão orientar propostas para a formação e a prática de agentes pastorais da saúde, em uma perspectiva críticotransformadora
Abstract: This research aimed to analyze the process of continuing education and practices of Health Pastoral workers at the Diocese of Santos - SP, with a thorough evaluation of Freirean categories, in order to contribute with the indication of principles for proposals for continuing education of these workers. The theoretical framework is based on Paulo Freire’s pedagogy, the National Guidelines of the National Council of Brazilian Bishops and the ecclesiastical documents that refer to the Health Pastoral Care. The research was anchored in parameters of a qualitative approach, and the procedures used to produce the data were: analysis of ecclesiastical documents, participant observation of the practice of pastoral workers and of educational meetings of the diocesan team, as well as semi-structured interviews with priests, pastoral workers and the application of questionnaires. The research participants were priests of the Diocese of Santos involved with the Health Pastoral Care and Pastoral workers. The data were analyzed with categories that constitute the conceptual framework elaborated from the concept of the Freirean permanent education participation, dialogue, awareness and reading of the world. The research results pointed out that the researched education of Health Pastoral workers are inadequate, from the point of view of a critical-liberating perspective, since they have an authoritarian bias, insofar as they are understood by the educators as mere actions of “transmission of knowledge” to the pastoral workers. The process of education of the pastoral workers is too stiffen and it was possible to observe a great distance between the discourse present in the documents and the practices of the pastoral workers that could be characterized as assistentialist. The study made it possible to establish a set of principles that may guide proposals for the education and practice of pastoral health workers, in a critical-transformative perspective
Palavras-chave: Humanização dos serviços de saúde
Formação permanente
Freire, Paulo [1921-1997] - Crítica e interpretação
Pastoral da saúde
Humanization
Freire, Paulo [1921-1997] - Criticism and interpretation
Health Pastoral Care
Continuing education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Gonçalves Neto, Francisco Pelonha. A contribuição do pensamento de Paulo Freire na formação e na prática de agentes de Pastoral da Saúde na Diocese de Santos. 2018. 186 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21980
Data do documento: 21-Fev-2019
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