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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/21936
Tipo: | Tese |
Título: | Formação de professores, currículo e as semiotizações do tema educação em Veja |
Título(s) alternativo(s): | Teacher education, curriculum and the semiotization of the theme education in Veja |
Autor(es): | Fonseca, Ana Paula Azarias da |
Primeiro Orientador: | Feldmann, Marina Graziela |
Resumo: | Esta tese investiga a formação continuada de professores e o currículo, a partir de semiotizações da educação em Veja. O objetivo é analisar o discurso construído sobre a educação na revista e contribuir com a formação continuada de professores, através do aprimoramento da competência didática do professor para o trabalho com os meios de comunicação. O referencial teórico se apoiou na Semiótica (Greimas, Oliveira e Landowski) – ancilar ao diálogo entre Educação e Comunicação –, nos fundamentos endereçados à formação de professores e escolarização (Feldmann, Masetto, Nóvoa, Sacristán, Nadal, Mizukami, Tardif & Lessard) e nas teorias curriculares (Hamilton, Sacristán e Feldmann). A metodologia, de natureza documental quantitativa, foi adotada como estratégia de mapeamento do tema. Selecionamos um corpus que abarca as reportagens de capa que tematizaram a “educação” de 1968 até dez/2017, mas também é de natureza qualitativa quando da análise semiótica. Os resultados apontam que Veja faz recortes parciais da realidade educacional, conclui-se, portanto, que a revista constrói um simulacro da educação brasileira, da identidade docente e da escola, além de indicar soluções simplistas para os problemas da educação brasileira. A rede pública de ensino é retratada segundo uma lógica polarizada, propagando o dualismo maniqueísta, que implica no reducionismo e na simplificação das questões educacionais. A baixa visibilidade da educação na mídia ocupa um “não-lugar”, enquanto a escola passa ao largo desses simulacros da realidade. Em face dessas reflexões construímos sugestões que tencionam promover a visibilidade curricular e facilitem o trabalho docente na leitura crítica da mídia impressa semanal. Palavras-chave: Formação continuada de professores. Currículo. Semiótica. Revista Veja |
Abstract: | This thesis investigates continuous formation of teachers and curriculum, from semiotizations of educational issues in Veja magazine. The objective is analyze the magazine’s discourse on education and contribute to the continuous formation of teachers improving the teacher’s didactic competence to work with mass media material. The theoretical framework was based on Semiotics (Greimas, Oliveira and Landowski) – ancillary to the dialogue between Education and Communication –, on the foundations addressed to teacher education and schooling (Feldmann, Masetto, Nóvoa, Sacristán, Nadal, Mizukami, Tardif & Lessard) and curriculum theories (Hamilton, Sacristan and Feldmann). The methodology, of quantitative documentary nature, was adopted as a strategy for mapping the theme. We’ve selected a corpus that considers the cover stories that thematized ‘education’ from 1968 until December/2017, but it is also of qualitative nature when semiotic analysis is considered. The results show that Veja makes partial cuts in the educational reality. Therefore, it is concluded that the magazine constructs a simulacrum of Brazilian education, of teaching identity and school, as well as of simplistic solutions to the problems of Brazilian education. The public school system is portrayed in a polarized logic, propagating Manichaean dualism, which implies reductionism and simplification of educational issues. The low visibility of education in media occupies a “no place”, while the school moves away from these simulacra of reality. In light of these reflections we have made suggestions that intend to promote curricular visibility and facilitate teaching work on critical reading of weekly printed media |
Palavras-chave: | Professores - Educação (Educação permanente) Currículo Semiótica Veja (Revista) Teachers - Education (Continuing education) Curriculum Semiotics |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Fonseca, Ana Paula Azarias da. Formação de professores, currículo e as semiotizações do tema educação em Veja. 2018. 208 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21936 |
Data do documento: | 6-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
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