REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/21936
Tipo: Tese
Título: Formação de professores, currículo e as semiotizações do tema educação em Veja
Título(s) alternativo(s): Teacher education, curriculum and the semiotization of the theme education in Veja
Autor(es): Fonseca, Ana Paula Azarias da
Primeiro Orientador: Feldmann, Marina Graziela
Resumo: Esta tese investiga a formação continuada de professores e o currículo, a partir de semiotizações da educação em Veja. O objetivo é analisar o discurso construído sobre a educação na revista e contribuir com a formação continuada de professores, através do aprimoramento da competência didática do professor para o trabalho com os meios de comunicação. O referencial teórico se apoiou na Semiótica (Greimas, Oliveira e Landowski) – ancilar ao diálogo entre Educação e Comunicação –, nos fundamentos endereçados à formação de professores e escolarização (Feldmann, Masetto, Nóvoa, Sacristán, Nadal, Mizukami, Tardif & Lessard) e nas teorias curriculares (Hamilton, Sacristán e Feldmann). A metodologia, de natureza documental quantitativa, foi adotada como estratégia de mapeamento do tema. Selecionamos um corpus que abarca as reportagens de capa que tematizaram a “educação” de 1968 até dez/2017, mas também é de natureza qualitativa quando da análise semiótica. Os resultados apontam que Veja faz recortes parciais da realidade educacional, conclui-se, portanto, que a revista constrói um simulacro da educação brasileira, da identidade docente e da escola, além de indicar soluções simplistas para os problemas da educação brasileira. A rede pública de ensino é retratada segundo uma lógica polarizada, propagando o dualismo maniqueísta, que implica no reducionismo e na simplificação das questões educacionais. A baixa visibilidade da educação na mídia ocupa um “não-lugar”, enquanto a escola passa ao largo desses simulacros da realidade. Em face dessas reflexões construímos sugestões que tencionam promover a visibilidade curricular e facilitem o trabalho docente na leitura crítica da mídia impressa semanal. Palavras-chave: Formação continuada de professores. Currículo. Semiótica. Revista Veja
Abstract: This thesis investigates continuous formation of teachers and curriculum, from semiotizations of educational issues in Veja magazine. The objective is analyze the magazine’s discourse on education and contribute to the continuous formation of teachers improving the teacher’s didactic competence to work with mass media material. The theoretical framework was based on Semiotics (Greimas, Oliveira and Landowski) – ancillary to the dialogue between Education and Communication –, on the foundations addressed to teacher education and schooling (Feldmann, Masetto, Nóvoa, Sacristán, Nadal, Mizukami, Tardif & Lessard) and curriculum theories (Hamilton, Sacristan and Feldmann). The methodology, of quantitative documentary nature, was adopted as a strategy for mapping the theme. We’ve selected a corpus that considers the cover stories that thematized ‘education’ from 1968 until December/2017, but it is also of qualitative nature when semiotic analysis is considered. The results show that Veja makes partial cuts in the educational reality. Therefore, it is concluded that the magazine constructs a simulacrum of Brazilian education, of teaching identity and school, as well as of simplistic solutions to the problems of Brazilian education. The public school system is portrayed in a polarized logic, propagating Manichaean dualism, which implies reductionism and simplification of educational issues. The low visibility of education in media occupies a “no place”, while the school moves away from these simulacra of reality. In light of these reflections we have made suggestions that intend to promote curricular visibility and facilitate teaching work on critical reading of weekly printed media
Palavras-chave: Professores - Educação (Educação permanente)
Currículo
Semiótica
Veja (Revista)
Teachers - Education (Continuing education)
Curriculum
Semiotics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Fonseca, Ana Paula Azarias da. Formação de professores, currículo e as semiotizações do tema educação em Veja. 2018. 208 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21936
Data do documento: 6-Fev-2019
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Paula Azarias da Fonseca.pdf5,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.