REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
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Tipo: Tese
Título: Interdisciplinaridade e políticas públicas: experiência do Programa Goiás Solar
Autor(es): Ferreira, Danúsia Arantes
Primeiro Orientador: Fazenda, Ivani Catarina Arantes
Resumo: A presente tese de doutoramento tem por finalidade discutir de forma científica e metodológica, a temática da interdisciplinaridade no contexto das políticas públicas sociais, dando destaque para a Metodologia da Ação Interdisciplinar (MAI), como prática de governança. As temáticas, mudanças climáticas globais, crises hídricas e energias renováveis estão na centralidade das reflexões propostas, num cenário de desafios e amplas oportunidades que revelam o problema de pesquisa do presente estudo: como propor uma Política Pública Social, cuja concepção e prática estejam embasadas na epistemologia da interdisciplinaridade? Dessa forma, o objetivo geral se inclina a analisar a “Políticas Públicas Sociais” proposta e implantada no contexto das mudanças climáticas e de gestão de energias renováveis. Já os objetivos específicos preveem: definir as ações estratégias que compõe os eixos estruturantes do Projeto Interdisciplinar de Intervenção, que propõe a integração e interação entre os atores que compõe as esferas: estado-empresa-sociedade civil organizada; gerar e difundir informações relacionadas ao projeto interdisciplinar de intervenção – Programa Goiás Solar; propor política pública social, tendo como ação integradora o Projeto Interdisciplinar de Intervenção. A metodologia empregada é de caráter exploratório e descritivo, com análise qualitativa. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, seguida de uma pesquisa de campo, aplicando como técnica a pesquisa-ação com a qual o pesquisador tem a proposta de intervir. Assim, os resultados obtidos e discussões permitiram observar que existe a real possibilidade de empreender uma Política Pública Social embasada na epistemologia da interdisciplinaridade, integrar conceito e prática de alianças intersetoriais, hélice quádrupla e governança em rede, assim como, confirmar que a concepção adotada e a Metodologia da Ação Interdisciplinar (MAI) criam a ambiência para as iniciativas, ações inovadoras e indutoras de novos conhecimentos interdisciplinares e, também, sedimenta a governança em rede que promove a integração e interação entre os atores envolvidos, permite o desenvolvimento do ecossistema de inovação no contexto da Política Estadual de Gestão de Energias Renováveis – Projeto Interdisciplinar de Intervenção denominado: Programa Goiás Solar
Abstract: The purpose of this dissertation is to discuss, in a scientific and methodological way, the theme of interdisciplinarity in the context of public social policies, highlighting the Methodology of Interdisciplinary Action - MAI, as a practice of governance. The themes, global climate changes, water crises and renewable energies are at the center of the proposed reflections, in a scenario of challenges and ample opportunities that reveal the research problem of the present study: how to propose a Social Public Policy whose conception and practice are based on the epistemology of interdisciplinarity? In this way, the general objective is inclined to analyze a Social Public Policy conceived and implemented. The specific objectives include: defining the strategic actions that make up the structuring axes of the Interdisciplinary Intervention Project; which proposes the integration and interaction between the actors of the quadruple propeller state-company-organized civil society; generate and disseminate information related to the Interdisciplinary Intervention Project - Goiás Solar Program. The methodology used is exploratory and descriptive, with qualitative analysis. The method used was the bibliographic research and the documentary research, followed by a field research, applying as technique the action research with which the researcher has the proposal to intervene. Thus, the results obtained and discussions allowed to observe that there is a real possibility of undertaking a Social Public Policy based on the epistemology of interdisciplinarity integrating concept and practice of intersectoral alliances, quadruple propeller and network governance. As well as confirming that the conception adopted and the Methodology of Interdisciplinary Action - MAI, create the ambience for the initiatives, innovative actions and induce new interdisciplinary knowledge and, also, sediments the network governance that promotes the integration and interaction between the actors involved, allows the development of the innovation ecosystem in the context of the State Renewable Energy Management Policy - Interdisciplinary Intervention Project called: Goiás Solar Program
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Transdisciplinaridade
Programa Goiás Solar
Sistemas de energia fotovoltaica
Políticas públicas
Interdisciplinarity
Transdisciplinarity
Photovoltaic power systems
Public policy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Ferreira, Danúsia Arantes. Interdisciplinaridade e políticas públicas: experiência do Programa Goiás Solar. 2018. 165 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21719
Data do documento: 5-Nov-2018
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