REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Clínica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/21439
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCorreia, Rosângela de Faria-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8570184J5por
dc.contributor.advisor1Naffah Neto, Alfredo-
dc.date.accessioned2018-09-26T10:04:35Z-
dc.date.issued2018-08-24-
dc.identifier.citationCorreia , Rosângela de Faria. A clínica do autismo e o objeto voz: uma leitura psicanalítica. 2018. 102 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia: Psicologia Clínica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/21439-
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo fazer uma reflexão a partir da experiência clínica-institucional junto a uma criança com o diagnóstico de autismo. O eixo fundamental desse estudo passa pelo enigma clínico provocado durante os encontros com o paciente, especialmente sobre as dificuldades de aquisição da linguagem e a ausência da voz. Nos autismos, é possível identificar fenômenos que marcam um impedimento da criança em ocupar o lugar de enunciação, o que a coloca, muitas vezes, em uma posição de segregação. Dessa forma, considerando a relação da criança com seus objetos, e, mais especificamente, o objeto voz, essa pesquisa pretende apresentar uma leitura teórico-clínica, articulando os conceitos de constituição subjetiva, constituição do corpo e o estabelecimento dos circuitos pulsionais, enfatizando a importância da voz como objeto vinculado ao desejopor
dc.description.abstractThis dissertation aims to do a reflection, from the clinical-institutional experience, together with a children diagnosed with autism. The crucial point of this study is about the clinical enigma, caused during the meeting with the patient, especially about difficults in language acquisition and absence of voice. In the autisms we can identify phenomena that reveal a difficult for the children to occupy the enunciation place, resulting a position of segregation. This way, considering the relation between the children with their objects, and more specifically with voice object, this research looks for presenting a clinical-theoric reading, articulating the concepts of subjective constitution, body constitution and establishment of pulsional circuits, emphasizing the importance of the voice as an object connected to the desireeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/46724/Ros%c3%a2ngela%20de%20Faria%20Correia.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAutismo em criançaspor
dc.subjectCrianças autistas - Linguagempor
dc.subjectAutism in childreneng
dc.subjectAutistic children - Languageeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleA clínica do autismo e o objeto voz: uma leitura psicanalíticapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Clínica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosângela de Faria Correia.pdf789,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.