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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/21408
Tipo: | Tese |
Título: | Saúde do trabalhador docente no ensino superior privado sob a perspectiva da Psicologia Social |
Título(s) alternativo(s): | Teachers' health in higher education from the perspective of Social Psychology |
Autor(es): | Andrade, Lidiane dos Anjos Santos |
Primeiro Orientador: | Furtado, Odair |
Resumo: | Compreendendo a Universidade como um espaço de atuação psicossocial transformadora e emancipadora, busca-se analisar a precarização do trabalho dos professores, entendendo sua relevância social, no percurso histórico, no que tange a relação com o Estado, a sociedade, a ideologia capitalista e o cotidiano do trabalho. A proposta deste estudo é partir de uma análise geral das relações do Capitalismo com os temas pesquisados, sejam eles Trabalho e Educação, e estabelecer, a partir da fala dos sujeitos formadores do cotidiano pesquisado, formas de superação da alienação e propostas de meios para uma transformação social realmente efetiva. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quanti-qualitativa a partir de questionário disponibilizado online ao público-alvo – professores do ensino superior privado no Brasil. Os dados foram analisados a partir de métodos quanti e qualitativos e os resultados apontam para um quadro de confirmação da educação enquanto mercadoria e do trabalhador docente como subserviente a esta cultura instaurada por este novo modelo de educação no país, analisado num contexto sócio-histórico |
Abstract: | Understanding the University as a space of psychosocial transformative and emancipatory action, we seek to analyze the precariousness of teachers' work, understanding their social relevance in the historical course, and in a relationship with the Government, the society, the capitalist ideology and the daily work. This study proposes, based on a general analysis of the relations of Capitalism with the themes of research – as Work and Education – to establish ways of overcoming alienation for an effective social transformation, from the speech of the teachers that creates daily the environment to education. For that, a quantitative-qualitative research was carried out from a questionnaire available online to the target public: private higher education teachers in Brazil. The results point to a confirmation of education as a commodity and the teacher as subservient to this culture established by a new model of education in the country, analyzed in a socio-historical context |
Palavras-chave: | Saúde do trabalhador Professores - Condições sociais Professores universitários – Brasil Teachers' health Teachers - Social conditions College teachers - Brazil |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social |
Citação: | Andrade, Lidiane dos Anjos Santos. Saúde do trabalhador docente no ensino superior privado sob a perspectiva da Psicologia Social. 2018. 161 f. Tese (Doutorado em Psicologia: Psicologia Social) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21408 |
Data do documento: | 9-Mar-2018 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Social |
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