REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião
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dc.creatorMiguel, Roberto Pereira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4210383Z3por
dc.contributor.advisor1Ponde, Luiz Felipe-
dc.date.accessioned2016-04-25T19:21:04Z-
dc.date.available2010-01-27-
dc.date.issued2009-12-02-
dc.identifier.citationMiguel, Roberto Pereira. The visualization of the invisible: beauty and mystic in Saint Augustine. 2009. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/2133-
dc.description.resumoNesta dissertação pretendemos analisar o caminho proposto, e percorrido, por Santo Agostinho em direção à visualização do Deus invisível. Trata-se da Via Pulchritudinis, o Caminho da Beleza, que se configura numa trajetória tanto mística quanto estética. O foco deste trabalho é o viés estético desta jornada, o qual se evidencia na afirmação feita por Hans Urs Von Balthasar em seu tratado de estética teológica intitulado Glória. Segundo ele, a trajetória de Agostinho, sobretudo a sua conversão, não pode ser considerada uma caminhada do estético em direção ao religioso , mas, isto sim, a conversão de uma estética comum a outra superior (Balthasar, 1986, p. 97). Pois, para Agostinho, a contemplação da beleza do mundo e da criação representa o passo inicial de uma trajetória em direção à contemplação cada vez mais aguçada da beleza de Deus, da qual a beleza das coisas criadas é apenas um vestígio. Mas ao identificar o Deus absolutamente transcendente com a própria beleza, por meio da afirmação Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova! (AGOSTINHO, Confissões, p.299), Agostinho faz dessa jornada um caminho místico, no qual a história (a ação de Deus realizada por Jesus Cristo) e a profecia (a Escritura e os seus mensageiros) representam os dois pilares principais. Assim, abordaremos também o lado místico da Via Pulchritudinis agostiniana, na medida em que ele se relaciona com o conceito principal deste trabalho, isto é, a beleza. Entendemos que este conceito de beleza, tal e qual pensado por Santo Agostinho, pode ser relevante à atualidade, visto que a noção de beleza, neste tempo, parece haver deixado de lado todo o seu aspecto transcendente para encerrar-se tão somente naquilo que é imanente, isto é, no corpo e na matériapor
dc.description.abstractIn this dissertation we intend to analyse the way proposed, and developed, by Saint Augustine toward the visualization of the invisible God. That is Via Puchritudinis, the path of beauty, which is a mystic as much as an aesthetic way. The focus of this task is the aesthetic side of this journey, which becomes evident by the assertion made by Hans Urs von Balthasar on his aesthetic theology treatise called Glória. For him, Augustine s trajectory, especially his conversion, cannot be considered a walk from aesthetics to religious , but a conversion from a common aesthetic to another superior one (Balthasar, 1986, p. 97). Because, for Augustine, contemplating the beauty of the world and creation represents the first step of a trajectory toward an even more keenly discerning contemplation of God s beauty, from which creation s beauty is just a vestige. But when he identifies the absolute transcendent God with beauty, by the affirmation: Late have I loved You, Beauty so ancient and so new, late have I loved Thee! , Augustine makes this journey in a mystical way, in which history (God s action fulfilled by Jesus Christ) and prophecy (Scripture and His messengers) represents the two main pillars. Thus, we will also tackle Augustine s Via Pulchritudinis mystical side, in proportion to its relationship with the principal concept of this dissertation, which is, beauty. We understand that this concept of beauty, just as it was thought by Augustine, may be relevant to the present time, whereas the notion of beauty, nowadays, seems to have left behind all its transcendent aspects to shut itself up just in what is imanent, that is, body and mattereng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/3386/Roberto%20Pereira%20Miguel.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentCiências da Religiãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religiãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBelezapor
dc.subjectTrindadepor
dc.subjectBeautyeng
dc.subjectMysticismeng
dc.subjectGraceeng
dc.subjectSouleng
dc.subjectTrinityeng
dc.subjectAgostinho, Santo, Bispo de Hipona -- 354-430 -- Critica e interpretacaopor
dc.subjectGraca (Teologia)por
dc.subjectMisticapor
dc.subjectAlmapor
dc.subjectSantissima Trindadepor
dc.subjectEsteticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.titleA visualização do invisível: beleza e mística em Santo Agostinhopor
dc.title.alternativeThe visualization of the invisible: beauty and mystic in Saint Augustineeng
dc.typeDissertaçãopor
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