REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/21286
Tipo: Tese
Título: Gestão educacional e interdisciplinaridade: a organização de um curso de empreendedorismo para a contemporaneidade
Autor(es): Silva, Jerley Pereira da
Primeiro Orientador: Fazenda, Ivani Catarina Arantes
Resumo: A experiência do pesquisador há mais de 16 anos, na Gestão Educacional, levou-o a diferentes questionamentos para elaborar esta tese de doutoramento. O instrumento utilizado para a escrita é o da narrativa para expor sua trajetória pessoal e profissional. Menciona e destaca a abertura de consciência, mediante os estudos da Interdisciplinaridade e de maneira inovadora, apresenta esses estudos. A partir de registros de Fazenda em aulas, encontros de 2015 a 2018, seleciona respostas de Fazenda a perguntas diversas, que são destacadas na abertura de cada capítulo e contempladas no todo em um único capítulo. Com essa metodologia o leitor terá contato com a Interdisciplinaridade de Fazenda durante toda a leitura da tese. A narrativa do pesquisador Gestor Educacional pontua sua preocupação no constante aprimoramento de saberes e habilidades de sua função, por meio de capacitação e da prática. Propõe ao Gestor Educacional do século XXI, a possibilidade do repensar sua função, a fim de que, ao incluir o estudo dos pressupostos interdisciplinares em sua formação, possa inovar. Implanta no decorrer do processo de sua pesquisa, uma disciplina que contempla projetos interdisciplinares em diferentes cursos e convida para o corpo docente, pesquisadores envolvidos com práticas. O resultado dessa experiência enriquece o pesquisador e o incentiva a organizar e implantar um curso sobre Empreendedorismo voltado para as questões que envolvem a contemporaneidade
Abstract: The researcher’s 16-year experience in Educational Management has led him to different questions to elaborate this doctoral thesis. The instrument used in the writing of the thesis is the narrative mode, in order to expose his personal and professional trajectory. The researcher mentions and highlights the rise of awareness, through the studies on interdisciplinarity, and presents those studies in an innovative way. By using Fazenda’s records in classes from 2015 to 2018, the researcher selects Fazenda’s answers to various questions, which are highlighted in the opening of each chapter and also thoroughly contemplated in one single chapter. With this methodology, the reader will be in touch with Fazenda’s interdisciplinarity throughout the entire reading of the thesis. The educational manager researcher’s narrative indicates his concern with the constant improvement of knowledge and skills in his position, both in terms of qualification and practice. He proposes, to educational managers of the 21st century, the possibility of rethinking their function, so that, by including the study of interdisciplinary assumptions in their qualification, they are able to innovate. Throughout this research process, he implements a discipline which contemplates interdisciplinary projects in different courses, and invites researchers who are especially involved with practices to be part of the academic staff. The result of this experience contributes to this research and motivates the researcher to organize and implement a course on Entrepreneurship focused on contemporary issues
Palavras-chave: Escolas - Organização e administração
Interdisciplinaridade em educação
Empreendedorismo
School management and organization
Interdisciplinarity in education
Entrepreneurship
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Silva, Jerley Pereira da. Gestão educacional e interdisciplinaridade: a organização de um curso de empreendedorismo para a contemporaneidade. 2018. 78 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21286
Data do documento: 24-Mai-2018
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jerley Pereira da Silva.pdf697,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.