REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/21264
Tipo: Dissertação
Título: Prática docente na alfabetização e letramento de crianças nas séries iniciais: uma experiência em Parnaíba-PI
Autor(es): Teles, Damares Araujo
Primeiro Orientador: Abramowicz, Mere
Resumo: A presente dissertação tem como objeto de estudo a prática docente na alfabetização e letramento de crianças, por isso o objetivo geral consistiu em investigá-la nas séries iniciais, observando a relevância de práticas exitosas construídas ao longo da trajetória profissional. E os específicos foram: analisar a concepção de alfabetização que dá suporte à prática docente; identificar os métodos utilizados na alfabetização e letramento das crianças; apontar os saberes relativos aos processos de alfabetização e letramento que a professora pesquisada adquiriu a partir da prática cotidiana; verificar quais são as maiores dificuldades enfrentadas pela docente no decorrer de sua prática e que dificultam a alfabetização e letramento; descrever como a professora busca a formação continuada para que sua prática se torne eficaz e evidenciar os resultados que a professora tem adquirido ao longo de sua trajetória profissional. Por isso surgiu a seguinte questão-problema: qual a relevância de uma prática docente que ao longo dos anos tem alcançado resultados satisfatórios na alfabetização e letramento nas séries iniciais? Utilizamos como embasamento teórico diversos autores, dentre eles: Abramovich (1995); Feldmann (2009); Ferreiro e Teberosky (1999); Frade (2005); Garcia (2008); Mortatti (2000); Montessori (1965); Pimenta (2009), Rohrs (2010), Soares (2017), entre outros. Como metodologia fizemos a opção pela abordagem qualitativa, com o estudo de estudo de caso e como procedimentos de coleta de dados entrevistas semiestruturadas, observações e análise documental. Tivemos como referência os estudos de André (2013); Chizzotti (2003); Ludke e André (1986); Stake (1995), entre outros. Os resultados evidenciam que a professora desenvolveu ao longo de sua trajetória docente práticas que tiveram ótimos êxitos na alfabetização e letramento de crianças nas séries iniciais do ensino fundamental, com a efetiva formação de indivíduos críticos e reflexivos que utilizam a leitura e a escrita como práticas sociais
Abstract: The purpose of this dissertation is to study the teaching practice in literacy and literacy of children, so the general objective was to investigate it in the initial grades, noting the relevance of successful practices built along the professional trajectory. And the specific ones were: to analyze the conception of literacy that supports the teaching practice; identify the methods used in children's literacy and literacy; to point out the knowledge related to the literacy and literacy processes that the researched teacher acquired from daily practice; to verify what are the greatest difficulties faced by the teacher in the course of their practice and which make literacy and literacy difficult; to describe how the teacher seeks continuous training so that her practice becomes effective and evidence the results that the teacher has acquired throughout her professional trajectory. Therefore, the following problem question arose: what is the relevance of a teaching practice that over the years has achieved satisfactory results in literacy and literacy in the initial grades? We use as theoretical basis several authors, among them: Abramovich (1995); Feldmann (2009); Ferreiro and Teberosky (1999); Frade (2005); Garcia (2008); Mortatti (2000); Montessori (1965); Pimenta (2009), Rohrs (2010), Soares (2017), among others. As methodology we made the option for the qualitative approach, with the study of case study and as data collection procedures semistructured interviews, observations and documentary analysis. We had as reference the studies of André (2013); Chizzotti (2003); Ludke and André (1986); Stake (1995), among others. The results show that the teacher has developed throughout her teaching career practices that have had great successes in literacy and literacy of children in the initial grades of elementary school, with the effective formation of critical and reflexive individuals who use reading and writing as social practices
Palavras-chave: Prática de ensino
Letramento
Alfabetização
Professores - Formação profissional
Student teaching
Literacy
Teachers - Occupational training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Teles, Damares Araujo. Prática docente na alfabetização e letramento de crianças nas séries iniciais: uma experiência em Parnaíba-PI. 2018. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21264
Data do documento: 16-Mai-2018
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Damares Araujo Teles.pdf
  Restricted Access
2,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.