Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/20832
Tipo: | Dissertação |
Título: | O tempo da religião no espaço escolar: a história do ensino religioso no colégio Santa Cruz |
Autor(es): | Silva, Nilma Paula Combas da |
Primeiro Orientador: | Passos, João Décio |
Resumo: | A dissertação apresenta uma pesquisa sobre o histórico do Ensino Religioso/Educação Religiosa do Colégio Santa Cruz, católico, particular e pluralista, localizado no Alto de Pinheiros em São Paulo, como estudo de caso. Colégio esse mantido pela Congregação de Santa Cruz, que teve sua origem na França, e foi fundado por padres da Congregação estabelecida no Canadá. Com esse objetivo, faz-se um levantamento de documentos históricos e bibliografia sobre o tema, para investigar o processo de desenvolvimento da disciplina de Ensino Religioso. Passando pela fundação da Congregação, o seu fundador e o contexto histórico que isso acontece, a chegada dos padres canadenses no Brasil e a fundação do Colégio. Há uma contextualização também do Ensino Religioso mais amplo no Brasil e como se deu no Colégio. Há a sugestão de Fases desse Ensino Religioso, e a descrição do Modelo atual, que se baseia epistemologicamente na Ciência da Religião. Como deu-se a origem e as diretrizes de encaminhamento do mesmo. Que vai de encontro com a filosofia humanista e pluralista que o Colégio segue desde sua fundação. Para que haja a formação integral do ser humano |
Abstract: | The dissertation presents a research on the history of Religious Education of the Santa Cruz College, catholic, private and pluralist, located in Alto de Pinheiros in São Paulo, as a case study. This College was maintained by the Congregation of the Holy Cross, which originated in France, and was founded by priests of the Congregation established in Canada. With this aim, a survey of historical documents and bibliography on the subject is done, to investigate the process of development of the discipline of Religious Education. Passing on the foundation of the Congregation, its founder and the historical context that this happens, the arrival of the Canadian priests in Brazil and the foundation of the College. There is also a contextualization of the wider Religious Education in Brazil and as it happened in the College. There is the suggestion of Phases of this Religious Education, and the description of the current Model, which is epistemologically based on the Science of Religion. How was the origin and the routing guidelines of the same. That goes against the humanist and pluralist philosophy that the College has followed since its foundation. So that there is the integral formation of the human being |
Palavras-chave: | Ensino religioso Colégio Santa Cruz (São Paulo, SP) Educação cristã Religious education Christian education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Sociais |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião |
Citação: | Silva, Nilma Paula Combas da. O tempo da religião no espaço escolar: a história do ensino religioso no Colégio Santa Cruz. 2017. 197 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20832 |
Data do documento: | 5-Fev-2018 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Nilma Paula Combas da Silva.pdf | 6,92 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.