REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
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dc.creatorPereira, Ana Lúcia Nunes-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4258559D1por
dc.contributor.advisor1Feldmann, Marina Graziela-
dc.date.accessioned2017-12-06T10:59:45Z-
dc.date.issued2017-10-23-
dc.identifier.citationPereira, Ana Lúcia Nunes. O estágio curricular supervisionado em espaços não escolares no curso de pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB): as contribuições no percurso formativo. 2017. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/20637-
dc.description.resumoO estudo se propõe a analisar o estágio curricular supervisionado em espaços não escolares e suas contribuições na formação dos professores. Partimos da seguinte questão: qual a contribuição formativa que o estágio curricular supervisionado em espaços não escolares possibilita aos professores em formação do curso de pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)? Nosso estudo tem como objetivo geral: investigar as contribuições formativas que o estágio curricular supervisionado em espaços não escolares possibilita aos professores em formação no curso de pedagogia da UNEB. Os objetivos específicos são: analisar a articulação entre o currículo, a cultura e a formação no estágio em espaços não escolares; identificar, no projeto político pedagógico curricular do curso de pedagogia da UNEB, os elementos que definem e constituem o estágio em espaços não escolares; analisar se o estágio em espaços não escolares tem contribuido com a formação dos estudantes do curso de pedagogia da UNEB. O referencial teórico fundamenta-se, principalmente, nas concepções propostas por Almerindo Janela Afonso (2014, 2001), Bauman (2012), Brandão (1995), Contreras (2013), Chizzotti e Ponce (2012), Marcelo Garcia (1999), Gohn (2013,2010), Grundy (1991), Haddad (2016), Pimenta e Lima (2004), Freire (1967, 1980, 1983, 1987, 1989, 1992, 2000, 2002, 2006, 2013), Feldmann (2014, 2009), Gimeno Sacristán (2007, 2002, 2000, 1999), Vásques (2011), Zabalza (2014). A análise das ideias dos autores nos possibilitou a compreensão do contexto em que se desenvolve o estágio curricular supervisionado nos espaços não escolares, bem como nos permitiu ampliar e interpretar os dados produzidos. A investigação se inscreve dentro dos princípios da pesquisa qualitativa, desenvolvida em duas fases interdependentes. A primeira fase foi composta por uma pesquisa bibliográfica e documental sobre o referido campo de estudo. Já a segunda fase se constitui numa investigação do fenômeno, na qual se busca resgatar a visão dos sujeitos envolvidos no processo de formação. Considerando a importância dos instrumentos de coleta de dados na construção de todo o processo de uma pesquisa, para essa etapa do estudo selecionamos a observação e a entrevista semiestruturada. Os sujeitos desse trabalho foram 30 professores em formação e 05 professores coordenadores do estágio curricular, todos pertencentes ao corpo discente e docente da Universidade do Estado da Bahia. O estudo demonstrou que o estágio em estágio não escolares evidenciou-se como importante campo para ampliação e atuação do profissional pedagogo; como espaço de construção da formação e humanização e também explicitou o distanciamento entre a teoria e a prática no desenvolvimento de suas ações. Esperamos que esta pesquisa possa incentivar outras investigações sobre o campo do estágio em espaços não escolares na formação dos professorespor
dc.description.abstractThe aim of this research is to analyze the supervised curricular internship in non-school educational services and their contribution to teacher training. The question posed was: Which is the formative contribution that the supervised curricular internship in non-school spaces brings to the teachers in training from the pedagogy course of the State University of Bahia (UNEB)? The general objective was to investigate the formative contributions that the supervised curricular internship in non-school spaces enables to teachers in training from the pedagogy course of UNEB. The specific objectives were: to analyze the articulation between curriculum, culture and the formation in the internship in non-school educational services; to identify, in the political and pedagogical project of the pedagogy course from UNEB, the elements that define and constitute the internship in non-school educational services; to analyze if the internship in non-school educational services contributes to the formation of the students of the pedagogy course from UNEB. The theoretical reference is based on the conceptions proposed by Afonso (2014, 2001), Bauman (2012), Brandão (1995), Contreras (2013), Chizzotti and Ponce (2012), Marcelo Garcia (1999), Gohn (2013,2010), Grundy (1991), Haddad (2016), Pimenta e Lima (2004), Freire (1967, 1980, 1983, 1987, 1989, 1992, 2000, 2002, 2006, 2013), Feldmann (2014, 2009), Gimeno Sacristán (2007, 2002, 2000, 1999), Vásques (2011), Zabalza (2014). The analysis of the authors' ideas allowed understanding the context in which the supervised curricular stage develops in non-school educational services, as well to enlarge and interpret the data produced. This is a qualitative research, developed in two independent stages. The first stage was the bibliographical and documentary research. The second one was an investigation of the phenomenon, to understand the vision of the subjects involved in the formation process. Considering the importance of the data collection instruments to the process of a research, to this phase was selected the observation and the semi-structured interview as methodology. The subjects of this study were 30 training teachers and 05 Professors that coordinate the curricular internship, all of them belonging to the State University of Bahia. The results showed that the internship in non-school spaces is important to enlarge the performance of the pedagogues, as a space for the construction of training and humanization and also explained the distance between theory and practice in the development of their actions. It is expected that this research may encourage others studies in the field of the internship in non-school spaces to the teacher trainingeng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/44060/Ana%20L%c3%bacia%20Nunes%20Pereira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProgramas de estágiospor
dc.subjectProfessores - Formação profissionalpor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectInternship programseng
dc.subjectTeachers - Vocational trainingeng
dc.subjectPedagogyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.titleO estágio curricular supervisionado em espaços não escolares no curso de pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB): as contribuições no percurso formativopor
dc.title.alternativeThe supervised curricular internship in non-school educational services: the pedagogy course of the Bahia State University (UNEB): the contributions in the training courseeng
dc.typeTesepor
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