REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/20422
Tipo: Dissertação
Título: Autonomia pedagógica da escola: base legal e conceitual e os desafios de uma experiência na rede municipal de São Paulo
Autor(es): Vilella, Mariana
Primeiro Orientador: Abramowicz, Mere
Resumo: Essa dissertação parte do problema da efetivação da autonomia pedagógica da escola, um direito garantido pela legislação educacional brasileira, mas difícil de verificar-se na realidade das escolas públicas. O objetivo geral do trabalho é compreender a autonomia pedagógica a partir de seus aspectos legais, políticos e pedagógicos, contribuindo para construção de uma concepção crítica e factível de autonomia. O tema se justifica pela necessidade de se delimitar um conceito que, ao longo do tempo, foi adquirindo aparente consenso discursivo na educação, o que dificulta sua identificação com escolhas políticas e pedagógicas concretas. O trabalho buscou traçar uma visão de autonomia situada histórica e politicamente e amparada no pensamento crítico de currículo. A construção argumentativa partiu do estudo do conceito de autonomia na Constituição Federal brasileira e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Em seguida, depositou-se um olhar nas diferentes concepções de autonomia identificadas na história dos pensamentos políticos e pedagógicos. Desenvolveu-se, em continuidade, a análise do termo autonomia na obra de Paulo Freire, propondo-se uma sistematização da concepção freireana de autonomia pedagógica em dez sentenças. Por fim, a pesquisa procurou os reflexos dessa concepção na realidade de uma escola municipal de São Paulo, que tem na autonomia seu norte de trabalho. A análise do caso ilustrativo da pesquisa se deu pela leitura do projeto político-pedagógico da escola e por entrevista livre com a diretora
Abstract: This dissertation initiates from the challenge of effective school pedagogic autonomy, a right enshrined in the Brazilian educational legal framework, still seldom observed in the reality of state schools. The overall objective of this work is to comprehend the pedagogic autonomy from its legal, political and pedagogical aspects, contributing towards the formation of a feasible and critical concept of autonomy. The proposed subject is justified on the need to delineate a concept that, through time, acquired an apparent discursive consensus in education, which hinders its identification to concrete political and pedagogical choices. This work pursues to draw a vision of autonomy historically and politically placed and supported on the critical thinking of the curriculum. The argumentative frame is founded on the concept of autonomy found in the brazilian Federal Constitution and in the National Education Directives and Foundation Act. Subsequently, we lean over the various concepts of autonomy identified in the history of the political and pedagogical thinking. In continuity, an analysis of the term autonomy in the works of Paulo Freire develops, resulting in a proposed systematisation of his conception of pedagogic autonomy in ten statements. Finally, the research attempted to ascertain the repercussions of this conception in the reality of the state schools in the municipality of São Paulo, where autonomy features as a major work directive. The case analysis which illustrates the research resulted from the study of the political pedagogical project of the school and a unscripted interview with the school principal
Palavras-chave: Autonomia escolar
Prática de ensino
Escolas públicas - Organização e administração
School autonomy
Teaching practice
Public schools - Organization and administration
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Vilella, Mariana. Autonomia pedagógica da escola: base legal e conceitual e os desafios de uma experiência na rede municipal de São Paulo. 2017. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20422
Data do documento: 13-Set-2017
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mariana Vilella.pdf905,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.