REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/20378
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCouto, Gabriel Militello-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8139578U4por
dc.contributor.advisor1Silva, Maria da Graça Moreira da-
dc.date.accessioned2017-09-15T12:25:24Z-
dc.date.issued2017-08-07-
dc.identifier.citationCouto, Gabriel Militello. Pensamento computacional educacional: ensaio sobre uma perspectiva libertadora. 2017. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/20378-
dc.description.resumoEsse trabalho situa-se na linha de pesquisa Novas tecnologias na Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Objetiva refletir sobre as aproximações entre os conceitos de pensamento computacional e de educação em uma perspectiva libertadora. Para tanto, realiza uma pesquisa qualitativa exploratória sobre o tema por meio do levantamento da produção acadêmica de teses e dissertações produzidas no Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), buscando o conceito em títulos, resumos e palavras chave de 58.871 trabalhos realizados de 1965 a 2016. A partir deste levantamento e análise, é encetada a tessitura do conceito de “Pensamento computacional educacional”, numa perspectiva libertadora, a partir das reflexões sobre tecnologia debatidas nas obras de Vieira Pinto e Milton Santos, dos conceitos sobre Pensamento Computacional com as contribuições de autores como Papert e Valente, e educação libertadora, na perspectiva dada por Freire e Shor. Esta pesquisa conclui que o pensamento computacional é um conceito embrionário nas universidades pesquisadas, aparecendo em apenas um trabalho acadêmico e que não só é possível fazer a transposição do pensamento computacional para o ensino básico, como também é possível fazê-lo de forma libertadorapor
dc.description.abstractThis paper situates it self in the line of research Program of Graduate Studies in Education: Curriculum of the Pontifical Catholic University of São Paulo. It aims to reflect on the approximations between the concept of computational thinking and education in a liberating perspective. In order to do so, it leads to qualitative exploratory research on the subject by the survey of academic production of theses and dissertations produced at the Pontifical Catholic University of São Paulo (PUC-SP) and at State University of Campinas (UNICAMP), seeking the concept in titles, abstracts and keywords of 58,871 works carried out from 1965 to 2016. From this survey and analysis, the concept of “Computational Thinking for Education” is coined in a liberating perspective, based on the reflections on technology discussed in the works of Vieira Pinto and Milton Santos, of the concepts on Computational Thinking with the contributions of authors like Papert and Valente and liberating education, in the perspective given by Freire and Shor. This research concludes that computational thinking is an embryonic concept in the researched universities appearing in only one academic work and that it is not only possible to transpose computational thinking to basic education, but it is also possible to do so in a liberating wayeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/43201/Gabriel%20Militello%20Couto.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInovações educacionaispor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectPensamento computacional educacionalpor
dc.subjectEducational innovationseng
dc.subjectEducational technologyeng
dc.subjectEducational computational thinkingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.titlePensamento computacional educacional: ensaio sobre uma perspectiva libertadorapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriel Militello Couto.pdf1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.