REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/20314
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorForesti, Miriam Celí Pimentel Porto-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709356J4por
dc.contributor.advisor1D'Antola, Arlette-
dc.date.accessioned2017-08-28T13:18:10Z-
dc.date.issued1982-11-24-
dc.identifier.citationForesti, Miriam Celí Pimentel Porto. Diagnóstico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Universitário de Botucatu - UNESP: um estudo de ex-alunos com experiência no magistério. 1982. 228 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1982.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/20314-
dc.description.resumoBuscando subsídios para o aperfeiçoamento da formação do professor de Ciências Biológicas no Campus de Botucatu - UNESP -, foi realizado um diagnóstico do curso de licenciatura daquele Campus, com base em opiniões de ex-alunos com experiência docente. Resultados desse estudo seriam utilizados em futuras tomadas de decisão acerca do currículo e em propostas de reformulações do curso. As informações solicitadas relacionaram-se com a formação na licenciatura e com o trabalho docente desenvolvido e foram obtidas através das fichas cadastrais dos alunos e do preenchimento de um questionário específico. A análise das informações foi predominantemente descritiva, prevendo-se tratamento estatístico para analisar as variáveis " opinião sobre as disciplinas do currículo" e "necessidades docentes percebidas". Essa análise permitiu concluir que um dos aspectos críticos da licenciatura é a despreocupação geral dos professores da área científica com a formação do professor de Ciências do 1º e 2º graus; também é crítica a situação da maioria das disciplinas "básicas" e "biológicas", mais necessárias ao professor de Ciências ou de Biologia que as da área "biomédica": ocorreu uma hipertrofia do biomédico em detrimento do biológico, quando este é o núcleo do curso (seja licenciatura ou bacharelado). Outro aspecto crítico é a falta de adequação das disciplinas científicas aos objetivos de Ciências do 1º e 2º graus, sendo essencialmente voltadas para a pesquisa. Também é crítico o desinteresse inicial dos alunos pala área "pedagógica" e o despreparo dos egressos para atividades básicas do ensino de Ciências, indicando inadequação da formação pedagógica em relação a esses aspectos do trabalho docente, revelados pelo levantamento de necessidades dos ex-alunos ao ministrarem aulas. 0 diagnóstico evidencia a necessidade de conscientizar professores e alunos para a importância da licenciatura, dando-lhe o mesmo tratamento do bacharelado. Cumpre integrar o trabalho das disciplinas do currículo em um projeto para a licenciaturapor
dc.description.abstractThe dissertation has no abstracteng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/42980/Miriam%20Cel%c3%ad%20Pimentel%20Porto%20Foresti.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectProfessores de biologia - Formação profissionalpor
dc.subjectCiências biológicaseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.titleDiagnóstico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Universitário de Botucatu - UNESP: um estudo de ex-alunos com experiência no magistériopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Miriam Celí Pimentel Porto Foresti.pdf
  Restricted Access
19,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.