REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorDuarte, José Antonio Cruz-
dc.contributor.advisor1Brito, Enio José da Costa-
dc.date.accessioned2016-04-25T19:20:47Z-
dc.date.available2007-08-02-
dc.date.issued1998-12-01-
dc.identifier.citationDuarte, José Antonio Cruz. A festa de São Benedito em Guaratinguetá: contribuição do negro para um catolicismo popular e resgate da cultura afro-brasileira. 1998. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1998.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/2029-
dc.description.resumoApresentamos a Festa de São Benedito em Guaratinguetá como uma contribuição do negro para um catolicismo popular e como resistência. No primeiro capítulo, para podermos entender a festa, fazemos uma viagem pela história da cidade. Guaratinguetá começa a existir como espaço de branco a partir de 1630 quando se ergue a primeira capela dedicada a Santo Antônio. A cidade passa por várias etapas, sendo a primeira: a cultura de subsistência, com uma população muito flutuante. Já na segunda fase da história, a da cultura da cana-de-açúcar, a cidade vislumbra um certo progresso e com ele chega o negro escravo. Mesmo inserido numa situação de violência extrema, o negro irá dar a sua contribuição cultural e religiosa. Obrigado a falar a língua do branco e ter a religião do branco, o negro desenvolveu através dos elementos religiosos católicos a sua crença. Usando a mesma língua, conseguiu se organizar em Irmandades. que sendo favorecidas pelos senhores, tornaram-se espaços de resistência e reconstrução cultural. Em 1757. surge a Irmandade de São Benedito que estudamos de modo detalhado no segundo capítulo. A Irmandade também passa por várias etapas. etapas marcadas por conflitos. No início deste século, a irmandade deixa de ser responsável pela festa. quando esta passa para as mãos dos festeiros. Alguns elementos da festa antiga, entretanto, permanecem mesmo a contra gosto dos padres, como o Rei e a Rainha com a Corte de São Benedito. Depois de situarmos a festa no contexto histórico de Guaratinguetá e da Irmandade, passamos a ver a festa por dentro. No terceiro capítulo, apresentamos a festa com seus atores, sua estrutura e seu sentido. Apontamos aqui os vários elementos que contribuem para a cultura afro-brasileira. Na festa, a religiosidade está profundamente ligada a gestos que implicam numa parceria com o santo. O cumprir as "obrigações" para com o santo é ao mesmo tempo uma continuidade e uma resistência, pois o devoto não aceita simplesmente o código religioso católico que se lhe deseja impor. No quarto capítulo, tratamos da festa de São Benedito como a contribuição do negro para o catolicismo popular, uma vez que esta festa traz elementos da religiosidade negra e marca a religiosidade negra. A festa também é espaço cultural, onde o negro busca resgatar a sua cultura afro-brasileira. Portanto, a festa de São Benedito é uma contribuição para o catolicismo popular e o resgate da cultura afro-brasileirapor
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/3286/Jose%20Antonio%20Cruz%20Duarte.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentCiências da Religiãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religiãopor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectFestas religiosaspor
dc.subjectIrmandadepor
dc.subjectCultos afro-brasileirospor
dc.subjectNegros -- Religiosidadepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.titleA festa de São Benedito em Guaratinguetá: contribuição do negro para um catolicismo popular e resgate da cultura afro-brasileirapor
dc.typeDissertaçãopor
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