Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/20020
Tipo: | Dissertação |
Título: | Videoclipes interativos online: a poética nos trabalhos de Vincent Morisset |
Autor(es): | Munduruca, Rafael Matrone |
Primeiro Orientador: | Bastos, Marcus Vinícius Fainer |
Resumo: | Ao questionar o lugar dos videoclipes interativos online na cultura digital, esta pesquisa se desenvolve a partir de uma narrativa sobre os cenários que favoreceram a invenção do videoclipe, percorrendo as histórias dos pré-cinemas e do cinema. Após o surgimento do vídeo, elemento híbrido que constitui diálogo com diversas linguagens, e o desenvolvimento da chamada videoarte, o videoclipe se estabelece como uma das possibilidades de fruição da música. Seu lugar na televisão e na internet é, então, apresentado em relação às transformações da cultura digital. A partir da convergência das mídias, o espectador se transforma em um participante cada vez mais ativo, apontando a investigação para questões relativas a interação mediada por dispositivos tecnológicos, a atuação performática dos usuários e as narrativas interativas. Sob essa perspectiva, e a partir da fortuna crítica existente, são analisados os quatro trabalhos interativos online criados por Vincent Morisset para o Arcade Fire. São eles: Neon Bible, Black Mirror, Sprawl II (mountains beyond mountains) e Just a Reflektor |
Abstract: | By questioning the place of online interactive music video in digital culture, this research develops from a narrative about the scenarios that favored the invention of the music video, going through the stories of pre-cinema and cinema. After the emergence of the video, hybrid element that constitutes dialogue with several languages, and the development of the so-called video art, the music video establishes itself as one of the possibilities of music enjoyment. His place in television and on the internet is then presented in relation to the transformations of digital culture. From the convergence of the media, the viewer becomes an increasingly active participant, leading the investigation to questions related to the interaction mediated by technological devices, the performance of the users and the interactive narratives. From this perspective, and from the existing critical fortune, the four online interactive works created by Vincent Morisset for Arcade Fire are analyzed. Which are: Neon Bible, Black Mirror, Sprawl II (mountains beyond mountains) e Just a Reflektor |
Palavras-chave: | Videoclipe Midia digital Interatividade Music video Digital culture Interactivity |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
Citação: | Munduruca, Rafael Matrone. Videoclipes interativos online: a poética nos trabalhos de Vincent Morisset. 2017. 192 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20020 |
Data do documento: | 13-Mar-2017 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rafael Matrone Munduruca.pdf | 3,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.