REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/2000
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Débora Vasti Colombani Bispo de-
dc.contributor.advisor1Queiroz, José J.-
dc.date.accessioned2016-04-25T19:20:43Z-
dc.date.available2007-03-28-
dc.date.issued2006-10-02-
dc.identifier.citationAlmeida, Débora Vasti Colombani Bispo de. Ensino religioso ou ensino sobre religiões: A concepção de ensino religioso escolar no estado de São Paulo. 2006. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/2000-
dc.description.resumoA pesquisa trata da questão das concepções de Ensino Religioso no sistema escolar público do Estado de São Paulo. O estudo aponta e analisa as concepções explícitas e implícitas que aparecem nas discussões preliminares e posteriores à Lei 10783/01 que ocorreram na Assembléia Legislativa, por ocasião da tramitação do Projeto de Lei 1036/99. Focaliza também a Deliberação CEE 16/2001 e a Indicação CEE 07/2001 e os escritos produzidos pelos mentores do Ensino Religioso escolar público para o Estado de São Paulo, contidos nos Cadernos de Ensino Religioso e nos artigos publicados na revista eletrônica REVER. Como pressuposto teórico para essas análises foram expostas as principais concepções de Ensino Religioso, a confessional, a transreligiosa e a fenomenológica. Conclui-se que o Ensino Religioso escolar público do Estado de São Paulo se apresenta como uma mescla de várias concepções conflitantes, prevalecendo a tendência de caracterizá-lo como Ensino de Religiões, privilegiando o enfoque da história, da cultura e da ética, preterindo o que a concepção transreligiosa e fenomenológica consideram fundamental, a saber, o estudo e a experiência do Transcendentepor
dc.description.abstractThe research treat the conceptions of Religious Teaching in the public school system shows and analyses the explicit and implicit conceptions that appear in preliminary and subsequent discussions concerning the Law 10783/01 which occurred in the Legislative Assembly in occasion of the process of the Project of Law 1036/99. Focusing also on the Deliberation CEE 16/2001 and the Indication CEE 07/2001 and the writings produced by the Religious Teaching mentors for public school of the State of São Paulo, inserted in Notebooks of Religious Teaching and in the articles published in the electronic magazine REVER. As a theoretical presumption for those analyses the main conceptions of Religious Teaching such as the confession, the transreligious and the phenomenological were shown. Concluding that the Religious Teaching in public school in State of São Paulo presents itself as a mixture of various conflicting conceptions prevailing the tendency of characterizing it as the Teaching of Religions, focusing on history, culture and ethics, instead of on the transreligious conception and phenomenological which consider fundamental, as fallow, the study and the experience of the transcendenteng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/3265/CRE%20-%20Debora%20Vasti%20C%20B%20Almeida.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentCiências da Religiãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religiãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsino religiospor
dc.subjectConcepçõespor
dc.subjectFenomenológicopor
dc.subjectConfessionalpor
dc.subjectTransreligiosopor
dc.subjectGrupo do nãopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectReligious teachingeng
dc.subjectConceptionseng
dc.subjectPhenomenologicaleng
dc.subjectTrasnreligiouseng
dc.subjectGroup of noeng
dc.subjectEnsino religiosopor
dc.subjectReligioespor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpor
dc.titleEnsino religioso ou ensino sobre religiões: A concepção de ensino religioso escolar no estado de São Paulopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRE - Debora Vasti C B Almeida.pdf204,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.