Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/19959
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Duarte, Marcelo da Silva Alcantara | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4205983H2 | por |
dc.contributor.advisor1 | Abramowicz, Mere | - |
dc.date.accessioned | 2017-04-06T12:50:42Z | - |
dc.date.issued | 2017-03-30 | - |
dc.identifier.citation | Duarte, Marcelo da Silva Alcantara. Ciências no Ensino Fundamental: concepções de professores - limites e possibilidades. 2017. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. | por |
dc.identifier.uri | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19959 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo investigar como o ensino de Ciências chega ao aluno buscando compreender a trajetória dos conceitos científicos e traçar um perfil da concepção de Ciências que o professor do Ensino Fundamental possui. Como suporte teórico recorremos a leituras de diversos autores como John Dewey, Antonio Cachapuz, Gil Perez, Ana Maria Pessoa de Carvalho, Myriam krasilchik entre outros que deram corpo e significado a esta pesquisa. Foi fundamental ouvir os professores por meio de entrevistas, assim como as observações de aulas de ciências, identificando as concepções do professor acerca da ciência. Isto possibilitou reconhecer algumas visões distorcidas da ciência e demais fatores que são possíveis entraves como; formação do professor, espaço físico da escola para as aulas práticas, entre outros. Nesse sentido, esta pesquisa é de grande relevância para buscar compreender a trajetória dos conceitos científicos e traçar um perfil da concepção das Ciências que o professor do Ensino Fundamental possui, no intuito de buscar saber como se dá o ensino de ciências, como a Ciência é apresentada ao aluno. Assim a pesquisa pretende contribuir para que o aluno chegue ao Ensino Médio com uma concepção de ciência adequada para sua continuidade de estudo, ou seja, para compreender os conceitos mais complexos, provenientes das disciplinas de Biologia, Química e Física, almejando uma melhora da qualidade do ensino no Ensino Fundamental e Médio | por |
dc.description.abstract | The present work aims to investigate how science education reaches the student seeking to understand the trajectory of scientific concepts and to draw a profile of the conception of science that the elementary school teacher has. As a theoretical support we used the readings of several authors such as John Dewey, Antonio Cachapuz, Gil Perez, Ana Maria Pessoa de Carvalho, Myriam krasilchik among others who gave body and meaning to this research. It was essential to listen to the teachers through interviews, as well as the observations of science classes, identifying the teacher's conceptions about science. This allowed to recognize some distorted visions of science and other factors that are possible obstacles like; Teacher training, physical space of the school for practical classes, among others. In this sense, this research is of great relevance in order to seek to understand the trajectory of scientific concepts and to draw a profile of the conception of Sciences that the elementary school teacher possesses, in order to seek to know how science teaching takes place, as Science is Presented to the student. Thus, the research aims to contribute to the student reaching the High School with a conception of science suitable for their continuity of study, ie to understand the more complex concepts, coming from the disciplines of Biology, Chemistry and Physics, aiming for an improvement of quality Of primary and secondary education | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/41857/Marcelo%20da%20Silva%20Alcantara%20Duarte.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | PUC-SP | por |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Professores - Formação profissional | por |
dc.subject | Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino | por |
dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | por |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.subject | Science | eng |
dc.subject | Science (Elementary School) - Study and teaching | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | por |
dc.title | Ciências no Ensino Fundamental: concepções de professores - limites e possibilidades | por |
dc.title.alternative | Science in Elementary School: conceptions of teachers - limits and possibilities | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marcelo da Silva Alcantara Duarte.pdf | 648,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.