REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião
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dc.creatorSantos, Eduardo Cavalcante de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Queiroz, José J.-
dc.date.accessioned2016-04-25T19:20:39Z-
dc.date.available2016-04-15-
dc.date.issued2016-03-10-
dc.identifier.citationSantos, Eduardo Cavalcante de Oliveira. Internatos adventistas no Brasil em questão: os discursos de permanência da filosofia e das práticas educacionais e os indicativos de ocorrência de atualização na condição pós-moderna. 2016. 245 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/1974-
dc.description.resumoOs colégios adventistas em regime de internato foram criados no Brasil, à semelhança do modelo norte-americano, com o objetivo de preparar missionários para o cumprimento da missão da Igreja Adventista do Sétimo Dia, privando os alunos do convívio do mundo e oferecendo-lhes educação e preparo religioso associado ao trabalho no campo. Um século se passou após a criação do primeiro internato adventista no Brasil (1915-2015). O mundo e a sociedade mudaram e a concepção de educação também mudou. Mas o regime dos internatos adventistas e a filosofia educacional permaneceram inalterados. Esta dissertação apresenta uma vasta literatura que proporciona um olhar rico e minucioso sobre a história da fundação dos internatos pioneiros no Brasil, e sobre a sua filosofia e prática educacional. Em face do crescimento no número de colégios internos adventistas no Brasil e das ações apontadas, percebemos que a liderança da Igreja Adventista do Sétimo Dia no Brasil tem a convicção de que a manutenção dos internatos é fundamental para cumprir os requisitos fundamentais de sua Filosofia Educacional, e não está disposta a abrir mão de certos princípios que julga serem fundamentais para o cumprimento de sua missão educacional. Porém, devido às exigências impostas pelas mudanças sociais e educacionais na condição pós-moderna, essa mesma liderança percebe que vivemos num mundo completamente diferente daquele onde foram estabelecidos os fundamentos da Filosofia Educacional Adventista, e por isso, começa a permitir e até promover alguns atualizações na forma de se conduzir os internatos adventista brasileiros, aproximando-se assim com a realidade que o cercapor
dc.description.abstractAdventist colleges in boarding schools were created in Brazil, similar to the US model, in order to prepare "missionaries" to fulfill the "mission" of the Adventist Church Day, depriving students of the living "world "and offering them education and religious training associated with work in the field. A century has passed after the creation of the first Adventist boarding school in Brazil (1915-2015). The world and society have changed and the concept of education has also changed. But the regime of Adventist boarding schools and educational philosophy remained unchanged. This thesis presents a vast literature which provides a rich and detailed look at the history of the foundation of the pioneers boarding schools in Brazil, and on their educational philosophy and practice. In view of the growth in Adventist boarding schools in Brazil and identified actions, we realize that the leadership of the Seventh-day Adventist Church in Brazil is convinced that the maintenance of boarding schools is essential to meet the basic requirements of their educational philosophy, and is not willing to give up certain principles that judges are fundamental to fulfilling its educational mission. However, due to the demands imposed by social and educational changes in the postmodern condition, that same leadership realize that we live in a completely different world from where the foundations of Adventist Educational Philosophy were established, and therefore begins to allow and even promote some upgrades in the form of conducting the Brazilian Adventist boarding schools, approaching so with the reality that surrounds iteng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/3214/Eduardo%20Cavalcante%20Oliveira%20Santos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentCiências da Religiãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religiãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectInternatospor
dc.subjectAdventismopor
dc.subjectPós-modernidadepor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectBoardingeng
dc.subjectAdventismeng
dc.subjectPostmodernismeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICASpor
dc.titleInternatos adventistas no Brasil em questão: os discursos de permanência da filosofia e das práticas educacionais e os indicativos de ocorrência de atualização na condição pós-modernapor
dc.typeDissertaçãopor
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