Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/19628
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rupp, Lucila Lerro | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8377647P9 | por |
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Fernando José de | - |
dc.date.accessioned | 2017-01-11T15:45:44Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-16 | - |
dc.identifier.citation | Rupp, Lucila Lerro. Vídeos educacionais: da concepção de roteiros audiovisuais às práticas curriculares. 2016. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. | por |
dc.identifier.uri | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19628 | - |
dc.description.resumo | O objetivo geral deste trabalho é compreender como o vídeo educacional pode se integrar ao currículo e quais devem ser os elementos desse recurso. O objetivo específico é descobrir se é possível delinear algumas dessas características no roteiro do audiovisual. O estudo se orienta pelos princípios da abordagem qualitativa, e sua metodologia envolve pesquisa documental, análise de roteiros de vídeos educacionais e experiências em quatro escolas públicas municipais de São Paulo. A pesquisa mostra que os alunos reconhecem no vídeo um mediador curricular; identificam características específicas do meio audiovisual; e que as produções, quando apropriadas e contextualizadas pelo professor, são bem-vindas na sala de aula, enriquecendo as possibilidades de reflexão e de entendimento dos conteúdos curriculares | por |
dc.description.abstract | The main aim of this Masters dissertation is to understand how educational videos can be attached to the curriculum and what elements it should contain. The work also tries to find some of these elements in audio-visual scripts. The dissertation has a qualitative approach and uses the following techniques: documental research, script analysis and four experiments conducted in public schools located in the city of São Paulo. The research shows that students acknowledge the videos as curriculum mediators; are able to identify specific characteristics of the media; and that these productions, when properly used by the teacher, are well received by pupils, enriching the reflection on the curriculum content | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/40825/Lucila%20Lerro%20Rupp.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | PUC-SP | por |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Vídeo educacional | por |
dc.subject | Audiovisual | por |
dc.subject | Roteiro educacional | por |
dc.subject | Objeto educacional digital | por |
dc.subject | Educational videos | eng |
dc.subject | Audio-visual scripts | eng |
dc.subject | Audio-visual scripts | eng |
dc.subject | Curriculum | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | por |
dc.title | Vídeos educacionais: da concepção de roteiros audiovisuais às práticas curriculares | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lucila Lerro Rupp.pdf | 2,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.