REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/19570
Tipo: Dissertação
Título: Encanto e coerência: a infância construindo pontes entre Reggio Emilia e a política para a educação infantil no município de São Paulo
Título(s) alternativo(s): Enchantment and coherence: the childhood building bridges between Reggio Emilia and the policy for early childhood education in São Paulo
Autor(es): Silva, Vilma Justina da
Primeiro Orientador: Noffs, Neide de Aquino
Resumo: Quais contribuições da abordagem educativa de Reggio Emilia podem ser identificadas na construção de um currículo para Educação Infantil Paulistana? Qual o currículo proposto para o atendimento das crianças de 4 (quatro) e 5 (cinco) anos de idade, a partir da obrigatoriedade de ingresso nas escolas públicas do município de São Paulo? O objetivo geral da pesquisa decorre da contextualização da sua problemática: analisar a proposta de formulação do Currículo Integrador da Infância Paulistana, substantivada pelas possíveis influências e inspirações do currículo para infância das escolas de Reggio Emilia. Para discussão de temas como Currículo, Educação Infantil Paulistana e a abordagem educativa das escolas para infância de Reggio Emilia, foram utilizados como base teórico conceitual os estudos de alguns autores especialistas em educação infantil, que tem contribuído para uma concepção de criança protagonista, que possui sua cultura e “cem” linguagens. As publicações do Ministério da Educação, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e o Regimento Escolas e Creches para a Infância da Comuna de Reggio Emilia, complementaram a fundamentação teórica. O caminho metodológico escolhido contempla a abordagem da pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica e análise documental. Os dados analisados demonstraram as pontes entre os dois contextos distintos no que se refere aos princípios, concepções e valores. Portanto, é possível afirmar que é um grande desafio que as Políticas Públicas de Educação Infantil tornem-se “Políticas Públicas da Infância”, e que a Pedagogia da Escuta e das Relações tem muito a contribuir na construção de um currículo que considera a criança em sua integralidade
Abstract: What are the contributions of Reggio Emilia educational approach to the curriculum of early childhood education? What is the curriculum proposed for the care of children of 4 (four) and (5) five years old, based on the mandatory admission to public schools in São Paulo? The overall objective of the research results from the context of its investigation: to analyze the proposal of the Integrator Curriculum for the children of São Paulo, based on the possible influences and inspirations of the curriculum for the Reggio Emilia children schools. The conceptual theoretical basis on the discussion of Curriculum, childhood education in São Paulo, and the educational approach to children of Reggio Emilia schools, was based on the studies of some experts authors in childhood education, which has contributed to the conception of a protagonist child, that owns its culture and the “hundred” languages. Publications of the Ministry of Education and the Municipal Secretary of São Paulo Education and the Statute for schools and early childhood care centers for the children of the commune of Reggio Emilia complement the theoretical foundation. The chosen methodological approach for this dissertation includes qualitative research, of bibliographical and documentary analysis. The date analyzed shows that it is possible to establish connections between both contexts, when it comes to principles, concepts and values. Therefore, it is possible to affirm that is a major challenge that the Public Early Childhood Education Policies become "Public Policies for Children" and the pedagogy of listening and of relations has much to contribute in building a curriculum that considers the child and its entirety
Palavras-chave: Infância
Educação Infantil
Currículo Integrador
Childhood
Child education
Integrator Curriculum
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Silva, Vilma Justina da. Encanto e coerência: a infância construindo pontes entre Reggio Emilia e a política para a educação infantil no município de São Paulo. 2016. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19570
Data do documento: 9-Dez-2016
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