REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/19005
Tipo: Tese
Título: Achados sobre generalização de padrões ao “garimpar” pesquisas brasileiras de educação matemática (2003-2013)
Autor(es): Baqueiro, Grace Dórea Santos
Primeiro Orientador: Machado, Silvia Dias Alcântara
Resumo: Neste estudo documental do tipo ‘pesquisa do estado da arte’ analisamos as contribuições de autores de teses e dissertações brasileiras em educação matemática produzidas de 2003 a 2013 sobre o tema ‘generalização de padrões matemáticos’. A importância do tema foi caracterizada à luz das ideias de Mason, Ferrini-Mundy, Lappan, Phillips e Devlin sobre generalização de padrões e de alguns dos pressupostos de Dreyfus sobre processos do pensamento matemático avançado. A fim de estabelecer indicadores para as inferências baseadas nos documentos investigados, adotamos como abordagem a análise de conteúdo, de Bardin. As buscas foram realizadas no portal da Capes e de 23 instituições brasileiras com cursos de pós-graduação stricto sensu na área de ensino. Selecionamos uma tese e 26 dissertações, que agrupamos em duas categorias: as em que a generalização de padrões é tema secundário e as em que é o tema principal. Concluímos que os estudos de ambas as categorias apresentam contribuições em duas principais vertentes: (1) a capacidade que atividades de generalização de padrões têm de desafiar a curiosidade dos sujeitos, possibilitando o desenvolvimento do pensamento algébrico, principalmente no que tange à própria generalização, característica dos processos do pensamento matemático avançado (visualização, validação, investigação, representação, indução, síntese e abstração, entre outros), e de proporcionar meios para o sujeito construir conceitos matemáticos (como por exemplo o de função); (2) a importância de que as atividades de generalização de padrões estejam presentes em todas as etapas da educação básica, já desde as séries iniciais, uma vez que possibilitam a professores e alunos concepções variadas de álgebra (principalmente a de álgebra como modo de pensar), inter-relacionando os diversos aspectos do pensamento algébrico
Abstract: In this desk research study of the state-of-the-art type, the contribution of authors of Brazilian theses and dissertations on mathematics education published between 2003 and 2013 on the subject ‘generalization of mathematic patterns’ was assessed. The importance of the subject was characterized based on the ideas of Mason, Ferrini-Mundy, Lappan, Phillips, and Devlin about generalization of patterns and on some of the ideas of Dreyfus on processes of advanced mathematical thinking. In order to establish indicators for the inferences based on the documents investigated, Bardin’s content analysis approach was adopted. Searches were performed on the Capes database and on websites of 23 Brazilian institutions providing graduate programs stricto sensu in the teaching area. One thesis and 26 dissertations were selected and grouped into two categories: studies in which pattern generalization was a secondary topic and those in which it was the primary topic. It was concluded that the studies in both categories contributed on two main fronts: (1) the capacity that pattern generalization activities have to spark the curiosity of subjects, promoting the development of algebraic thinking, particularly with regard to generalization itself, a characteristic of the processes of advanced mathematical thinking (visualization, validation, investigation, representation, induction, synthesis, and abstraction, among others), and providing means for the subject to construct mathematical concepts (such as that of function); (2) the importance of pattern generalization activities being featured in all stages of basic education, including early grades, given that they provide teachers and students with a variety of algebra conceptions (particularly algebra as a way of thinking), inter-relating the various different aspects of algebraic thinking
Palavras-chave: Estado da arte
Generalização de padrões
Pensamento algébrico
State-of-the-art
Generalization of patterns
Algebraic thinking
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Baqueiro, Grace Dórea Santos. Achados sobre generalização de padrões ao “garimpar” pesquisas brasileiras de educação matemática (2003-2013). 2016. 229 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19005
Data do documento: 9-Mar-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Grace Dórea Santos Baqueiro.pdf3,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.