REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Psicologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/18628
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O tocar: a relação afetiva entre o homem e seu cão
Autor(es): Souza, Aline Dechandt Kowalewski de
Primeiro Orientador: Gomes, Marina Pereira
Resumo: O objetivo deste trabalho é refletir sobre a relação afetiva entre o cão e seu dono, frente às necessidades táteis deste. O cão foi escolhido por ter sido esta uma das poucas ligações mantidas pelo homem ao longo da evolução da sociedade. No início da civilização, a interação tátil era de extrema importância para o ser humano, porém, ao longo do processo evolutivo da sociedade ocidental, o homem passou a valorizar os sentidos de distância visão e audição e, conseqüentemente, nos tempos atuais, esta interação remete a um modo primitivo de se viver. O cão foi o primeiro animal de estimação domesticado pelo homem. Essa relação foi facilitada pelas semelhanças na estrutura social de ambos, a formação de família/matilha, e trouxe vantagens adaptativas, pois o cão ajudava na caça e na proteção, enquanto o homem oferecia comida e abrigo. Acredito que quando o homem ocidental apresenta dificuldades em ter relações táteis livres de críticas sociais, pode encontrar essa possibilidade na relação com o animal de estimação. Este trabalho discorre sobre a origem do cão doméstico, a simbologia do cão, a Terapia Assistida por Animais (TAA) e o desenvolvimento emocional através do toque. Através deste estudo, pesquisei sobre a relação que o homem estabelece com seu cão de estimação e suas relações afetivas, em que o toque está presente. Para tanto, solicitei a dois sujeitos um relato de vivência frente seu relacionamento com seus cães de estimação. Pude concluir que a percepção, a consciência de si-mesmo e as relações sociais do sujeito, sofreram melhoras qualitativas significantes
Palavras-chave: Relação homem-animal de estimação
Relações de toque
Psicologia fenomenológica existencial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Psicologia
Citação: Souza, Aline Dechandt Kowalewski de. O tocar: a relação afetiva entre o homem e seu cão. 2008. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18628
Data do documento: 15-Dez-2008
Aparece nas coleções:Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aline Dechandt Kowalewski de Souza.pdf453,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.