REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião
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dc.creatorTerzetti Filho, Celso Luiz-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4295478A9por
dc.contributor.advisor1Usarski, Frank-
dc.date.accessioned2016-04-25T19:20:19Z-
dc.date.available2012-04-17-
dc.date.issued2012-04-03-
dc.identifier.citationTerzetti Filho, Celso Luiz . Um bruxo e seu tempo: as obras de Gerald Gardner como expressões contraculturais. 2012. 179 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/1845-
dc.description.resumoEsta dissertação analisa a história da Wicca, um sistema religioso criado por Gerald Gardner na Inglaterra em fins da década de 40, através de três de suas obras que tratam especificamente de sua concepção de bruxaria, Com o auxílio da Alta Magia (1949), A Bruxaria Hoje (1954) e O Significado da Bruxaria (1959). Dentro de uma perspectiva que leva em consideração suas inspirações para a constituição de um sistema religioso original resultante de sua circulação como um seeker dentro do milieu ocultista de sua época, busca-se entender a Wicca como um sistema religioso através de uma interpretação contra cultural. Sendo assim este trabalho questiona em que sentido as obras de Gardner são um produto histórico social de seu tempo. Nossa hipótese é a de que suas obras são um produto histórico social da Inglaterra do pós-guerra na medida em que Gardner, ao construir sua concepção de bruxaria em suas obras, apropriou-se de tendências contraculturais para compor um sistema religioso contraculturalpor
dc.description.abstractThis dissertation examines the history of Wicca, a religious system created by Gerald Gardner in England in the late 40th through three of his works that deal specifically with its conception of witchcraft, " High Magic s Aid" (1949) "Witchcraft Today" (1954) and "The Meaning of Witchcraft" (1959). Within a perspective that takes into account your inspirations for the creation of a system resulting from their original religious movement as a seeker in the occult milieu of his time, we seek to understand Wicca as a religious system through a counter cultural interpretation. Thus this work asks in what sense the works of Gardner is a historical product of their social time. Our hypothesis is that his works are a product of the social history of postwar England to the extent that Gardner, in constructing his conception of witchcraft in his works, appropriated counter-trend to compose a countercultural religious systemeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/3042/Celso%20Luiz%20Terzetti%20Filho.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentCiências da Religiãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religiãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGerald Gardnerpor
dc.subjectNeo paganismopor
dc.subjectWiccapor
dc.subjectOcultismopor
dc.subjectOccultismeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICASpor
dc.titleUm bruxo e seu tempo: as obras de Gerald Gardner como expressões contraculturaispor
dc.typeDissertaçãopor
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