Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/18449
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Brito, Regina Lúcia Giffoni Luz de | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785548J0 | por |
dc.contributor.advisor1 | Alonso, Myrtes | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-29T14:32:16Z | - |
dc.date.available | 2007-10-19 | - |
dc.date.issued | 1998-03-30 | - |
dc.identifier.citation | Brito, Regina Lúcia Giffoni Luz de. Escola, cultura e clima: ambigüidades para a administração escolar. 1998. 246 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1998. | por |
dc.identifier.uri | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18449 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho versa sobre a questão da cultura e clima, enquanto ambigüidades e paradoxos perpassadores do ambiente escolar, permitindo algum destaque à administração escolar. Para tanto, entre outros mitos, recorre metaforicamente, ao deus 'bifron' Jano. O objetivo consiste em investigar os fenômenos culturais e climáticos em toda a sua ambigüidadee complexidade, em seu contexto natural, a organização escolar, em uma organização escolar específica. Privilegia, então, a compreensão dos comportamentos, dos hábitos, das atitudes, do visível e do invisível, a partir dos sujeitos da investigação, no seu contexto ecológico. Sujeitos estes que se resumem num único: a escola. Utiliza-se de textos verbais e icônicos num trabalho meticuloso para conhecer, identificar, captar e desvendar os elementos constitutivos da cultura e do clima escolar, explicitando em como existem e se manifestam, no sentido de favorecerem um legítimo e necessário processo de mudança na e da escola. Desta feita, destacam-se alguns pontos nodais. A escola, estimulada por uma nova realidade, é instigada à inovação, à mudança, exigindo resignificação e objetivação, inclusive com relação a formação de seus educadores. No entanto, não se tem explicitado, conscientemente, o que a escola tem que fazer, como agir, que caminho trilhar. ... Entendendo que o caminho se faz ao caminhar, visando alguma contribuição na direção citada, favorecido pela provisoriedade e tolerância - contidas nos paradoxos e ambigüidades- este trabalho explicita o desenho de uma outra escola resignificada pelos desejos e necessidades dos alunos e comunidade pedagógico - educativa. Esboço esse alicerçado na cultura da escola e no clima aí manifesto, revela desejos por uma escola prazerosa fundada embases culturais e esportivas. o trabalho salienta,entre outros pontos, as especificidades da escola; sublinha, que a falta de estudos prospectivos sobre os estragos que podem impactar o meio ambiente escolar - pedagógico, administrativo e funcional - não fazendo parte das políticas administrativas, ignora a cultura e o clima desta instituição. Assim sendo, compromete-se o desenho de uma escola consonante a outros cenários que se impõem, à revelia de vontades sectárias... Numa analogia ao epíteto da esfinge de Tebas "Decifra-me ou te devoro", conclui o texto que há muito, ainda, a ser decifrado no que se refere à questão da cultura e do clima da escola. Desta feita, o trabalho passa a ser considerado como uma introdução a outros estudos futuros no que tange ao tema em pauta. Por exemplo, entre outros, uma reflexão sobre a ubiqüidade do binômio citado e do poder emanados da organização escolar em seu currículo e culturalmente negligenciados pela própria escola | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35255/Regina%20Lucia%20Giffoni%20Luz%20de%20Brito.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUC-SP | por |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo | por |
dc.rights | Acesso Restrito | por |
dc.subject | Ambiente escolar | por |
dc.subject | Cultura | por |
dc.subject | Organização escolar | por |
dc.subject | Fenomenos culturais | por |
dc.subject | Escolas -- Organizacao e administracao | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Escola, cultura e clima: ambigüidades para a administração escolar | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Regina Lucia Giffoni Luz de Brito.pdf Restricted Access | 9,16 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.