REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/18267
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLopes, Luis Roberto Guerreiro-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4260203A7por
dc.contributor.advisor1Allegretti, Sônia Maria de Macedo-
dc.date.accessioned2016-04-29T14:23:55Z-
dc.date.available2010-08-04-
dc.date.issued2010-05-20-
dc.identifier.citationLopes, Luis Roberto Guerreiro. Ciberespaço, cibercultura e a utilização da Web 2.0 na aprendizagem colaborativa através da ferramenta Google Docs. 2010. 152 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/18267-
dc.description.resumoCom a crescente evolução das tecnologias da comunicação, inúmeros são os recursos hoje disponíveis para a construção de um ambiente para a aprendizagem colaborativa. E, nesse processo de construção, podemos nos valer das possibilidades oferecidas pela Web 2.0, onde a palavra chave é interação. Todos os dias surgem, no mundo virtual, através do advento da Internet, ferramentas com potencialidades imensas, especialmente em termos de interação e construção coletiva de conhecimentos. A ferramenta Google Docs, especificamente, permite a interação e o intercâmbio de idéias, possibilitando trocar informações, sermos autores, interferir e contribuir para a construção de uma realidade/conhecimento que nos torne sujeitos de nossa própria existência. A maior vantagem na utilização desta ferramenta é que ela é gratuita e permite que o conhecimento trabalhado e produzido neste curso seja aberto a toda a comunidade envolvida na ferramenta. Por meio desta pesquisa analisamos as várias funções do Google docs em processos de ensino‐aprendizagem como possibilitador de ações colaborativas no universo da interatividade virtual, por uma amostra de alunos do ensino superior, no contexto formal de ensino e aprendizagem. Sobre a utilização da ferramenta Google docs salientam-se as percepções dos alunos identificadas a partir das respostas dadas a um questionário construído para o efeito. Das percepções dos alunos destaca-se o fato de considerarem que o Google docs ajuda a melhorar os resultados de desempenho da matéria relacionada ao curso, funcionando como uma estratégia de aprendizagem e como um recurso de apoio, sempre disponível a qualquer hora e em qualquer local onde o aluno tenha acesso a Internetpor
dc.description.abstractWith the increasing development of communication technology, there are countless resources available today to build an environment for collaborative learning. And in construction process, we can avail ourselves of the opportunities offered by Web 2.0, where the keyword is interaction. Every day appears, in the virtual world, through the advent of the Internet, tools with enormous potential, especially in terms of interaction and social construction of knowledge. The tool Google Docs specifically allows interaction and exchange of ideas, exchange information possible, being authors, to interfere and contribute to the construction of a reality / knowledge that makes us subjects of our own existence. The biggest advantage in using this tool is that it is free and allows the knowledge produced and worked in this course is open to the whole community involved in the tool. Through this research we analyze the various features of Google Docs in the teaching-learning as enabler of collaborative actions in the virtual world of interactivity, for a sample of students in higher education in the context of formal teaching and learning. On the use of Google docs are as perceptions of students identified from the responses to a questionnaire constructed for this purpose. The perceptions of students stands out considering the fact that Google docs help improving the performance results of matter related to the course, working as a learning strategy and as a support resource, always available anytime and anywhere where the student has Internet accesseng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35061/Luis%20Roberto%20Guerreiro%20Lopes.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digitalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCiberculturapor
dc.subjectInteratividadepor
dc.subjectAprendizagem colaborativapor
dc.subjectCyberspaceeng
dc.subjectCybercultureeng
dc.subjectInteractivityeng
dc.subjectCollaborative learningeng
dc.subjectGoogle docseng
dc.subjectCiberespacopor
dc.subjectComputadores e civilizacaopor
dc.subjectWeb 2.0 (Sistema de recuperacao da informacao)por
dc.subjectGooglepor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpor
dc.titleCiberespaço, cibercultura e a utilização da Web 2.0 na aprendizagem colaborativa através da ferramenta Google Docspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luis Roberto Guerreiro Lopes.pdf1,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.