REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/18215
Tipo: Dissertação
Título: Jogando e aprendendo: um paralelo entre videogames e habilidades cognitivas
Autor(es): Kashiwakura, Eduardo Yukio
Primeiro Orientador: Leão, Lucia Isaltina Clemente
Resumo: A dissertação intitulada Jogando e aprendendo: um paralelo entre videogames e habilidades cognitivas tem como principal objetivo efetuar uma investigação sobre as habilidades desenvolvidas através da utilização de videogames. Nesta pesquisa serão abordados os desafios e competências que os games proporcionam aos jogadores. A habilidade cognitiva é a capacidade da inteligência humana de lidar com situações e problemas, sendo uma poderosa ferramenta de construção do conhecimento. O ato de jogar e aprender está relacionado com o lúdico e a brincadeira, considerando-se os conceitos de jogo como elemento da cultura propostos por Huizinga (2001). O método usado foi a identificação de algumas habilidades desenvolvidas por jogadores como: visual, motora, aprimoramento de auto-estima, responsabilidade, interpretação de textos, sociais, liderança, concentração e raciocínio. A partir das habilidades apresentadas, efetuamos a análise de games como Sid Meier´s Civilization IV, Guitar Hero III, Black & White 2 e GATE. Como resultado final foi possível traçar um paralelo entre os videogames que viabilizam o desenvolvimento de uma série de habilidades cognitivas aos jogadores
Abstract: The dissertation entitled Playing and learning: a parallel between videogames and cognitive skills have as its main goal to do an investigation about the skills developed through the use of videogames. This research will approach the challenges and competencies provided by the games to the players. The cognitive skill is the ability of the human intelligence to deal with situations and problems, itself been a powerful tool to the construction of knowledge. The act of playing and learning is related to the ludic and playful, considering the concepts of game as an element of the culture, as proposed by Huizinga (2001). The method used was the identification of some skills developed by players, such as: visual, coordination, improvement of self-esteem, responsibility, text interpretation, social, leadership, concentration and reasoning. From the presented skills, we analyzed the games Sid Meier´s Civilization IV, Guitar Hero III, Black & White 2 and GATE. As final result, it was possible to draw a parallel between videogames that enable the development by the players of a series of cognitive skills
Palavras-chave: Habilidades cognitivas
Cultura
Cognitive skills
Intelligence
Culture
Learning
Aprendizagem
Cognicao
Inteligencia
Videogames
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Citação: Kashiwakura, Eduardo Yukio. Jogando e aprendendo: um paralelo entre videogames e habilidades cognitivas. 2008. 103 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18215
Data do documento: 8-Ago-2008
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