REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/18205
Tipo: Dissertação
Título: Facebook e Ambiente Virtual de Aprendizagem: uma análise da interação no processo pedagógico da Educação a Distância
Autor(es): Mahlmeister, Leticia
Primeiro Orientador: Mattar Neto, João Augusto
Resumo: Esta dissertação discute o uso do site de rede social Facebook como ambiente virtual de interação e aprendizagem em Educação a Distância (EaD). Seu objetivo principal é contribuir com o processo pedagógico da EaD. Como referência conceitual, este trabalho utiliza os três tipos principais de interação em EaD propostos por Michael Moore (MOORE; KEARSLEY, 2001): aluno-professor, aluno-aluno e aluno-conteúdo. Como metodologia, realiza uma revisão bibliográfica de pesquisas nacionais e internacionais que comparam o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), como Blackboard e Moodle, com o uso do Facebook em EaD. Analisa ainda os resultados da literatura e aglutina os dados de forma sistemática, facilitando, assim, futuras pesquisas sobre o tema. Além disso, sintetiza e descreve os resultados obtidos na revisão, visando averiguar se o uso do Facebook pode ou não favorecer a educação como um ambiente de interação e aprendizagem. Conclui que a utilização do Facebook como ambiente de interação é significativamente bem aceita pelos discentes, especialmente para as formas de interação aluno-professor e aluno-aluno, enquanto os AVAs seguem atendendo suficientemente o estudo individualizado, ou a interação aluno-conteúdo. Assim, sites de rede social podem contribuir significativamente com a pedagogia da EaD
Abstract: This dissertation discusses the use of the social network site Facebook as a virtual environment for interaction and learning in Distance Education (DE). Its main objective is to contribute to the educational process of DE. As a conceptual reference, this work builds on the three main types of interaction in DE proposed by Michael Moore (Moore; Kearsley, 2001): student-instructor, student-student, and student-content. As methodology, it performs a bibliographic review of national and international surveys comparing the use of Learning Management Systems (LMS) such as Blackboard and Moodle, with the use of Facebook in DE. It also analyzes the results of the literature and brings together the data systematically, thereby facilitating future research on the topic. In addition, it synthesizes and describes the results of the review in order to ascertain whether the use of Facebook may or may not enhance education as an interaction and learning environment. It concludes that the use of Facebook as an interaction environment is significantly well accepted by students, particularly on the forms of student-instructor and student-student interaction, while LMS still contribute adequately to the individualized study, or student-content interaction. So, social networking sites can significantly contribute to the teaching of DE
Palavras-chave: Facebook
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Educação a Distância
Moodle
Blackboard
Interação
Learning Management System
Distance education
Interaction
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Citação: Mahlmeister, Leticia. Facebook e Ambiente Virtual de Aprendizagem: uma análise da interação no processo pedagógico da Educação a Distância. 2016. 152 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18205
Data do documento: 29-Fev-2016
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leticia Mahlmeister.pdf1,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.