Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/17315
Tipo: | Dissertação |
Título: | Os sentidos e os significados da escola para o adolescente |
Autor(es): | Meyrelles, Karla Vello |
Primeiro Orientador: | Ozella, Sergio |
Resumo: | A pesquisa tem como objetivo investigar os sentidos e significados da escola para o adolescente. Os adolescentes investigados, na faixa etária de 14 anos, estudam em escolas particulares tradicionais localizadas em bairros de classe média alta na zona oeste da cidade de São Paulo. Conhecer a forma como os adolescentes se apropriam da escola é conhecer também, a maneira como compreendem a realidade que os cerca, e como eles lidam com a mesma. O contato com os mesmos foi realizado em dois momentos, no período de setembro a outubro de 2003, e no período de abril a junho de 2004, sendo que eles se encontravam na oitava série do ensino fundamental e no primeiro ano do ensino médio, respectivamente. A entrevista aberta é o método utilizado para facilitar a expressão dos sujeitos no alcance dos objetivos da pesquisa. O referencial teórico-metodológico utilizado se baseia em Lev Semyonovitch Vigotski, sendo a relação do pesquisador com os sujeitos investigados fundamentada na epistemologia qualitativa de González Rey. Como resultado da pesquisa, as análises das entrevistas mostram que os adolescentes compartilham significados sociais semelhantes a respeito da escola e configuram sentidos pessoais distintos. A escola foi significada como algo necessário para a vida futura, uma preparação para o convívio social, proporcionando tanto uma integração na sociedade como também uma formação moral; como um lugar que possibilita a aquisição de uma profissão e, posteriormente, a conquista de um trabalho bem remunerado. A amizade se mostrou relevante no processo de construção de sentidos e significados sobre a escola, assim como o modo de os adolescentes investigados compreenderem a vivência de sua própria adolescência A pesquisa mostra os aspectos que medeiam o modo particular como cada um se apropria da escola neste momento de suas vidas |
Abstract: | This research is aiming to investigate the meaning of school and the feeling about school for teenagers. The research was made with teenagers, in the age group of 14 years old, studying in traditional private schools from high middle class neighbourhood on the West zone of the Sao Paulo city. Leaming about the way the teenagers reeI about the school is also a way of leaming about the way they understand the reality around them and how they deal with it. The research took place in two stages: from September to October 2003 and from April to June 2004 where the teenagers were attending the equivalent of the Iast year of senior school and the equivalent of the first year of sixth form college respectively. ln order to achieve the research's main objective, open interview was used to make it easier for the participants to express themselves. The theory and methodology was based on Liev Semiónovitch Vigotski, and the relationship between the researcher and participants based on the Gonzalez Rey' s qualitative analysis. The result of the research shows that the teenagers share similar social meanings about the school and personal distinct feelings. The school meant something necessary for life in the future, a preparation for a social association which provides not only integration in society but also a moral formation; a place that allows the acquisition of a profession and, later, the conquer of a well remunerated work. Friendship was considered relevant in the process of creating the feeling and meaning about the school, as well as the way the teenagers understood the experience of their own adolescence. The research shows some of the aspects that intermediates the way each person accept the school in one specific moment of their lives |
Palavras-chave: | Adolescentes Atitude (Psicologia) -- Aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social |
Citação: | Meyrelles, Karla Vello. Os sentidos e os significados da escola para o adolescente. 2004. 146 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17315 |
Data do documento: | 30-Nov-2004 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Karla Vello Meyrelles.pdf Restricted Access | 8,07 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.