REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Social
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/17290
Tipo: Dissertação
Título: O teatro e o adolescente em conflito com a lei: análise do sentido de uma proposta sócio-educativa
Título(s) alternativo(s): The theater and the adolescents in conflict with the law: analyses of an educational-proposal direction
Autor(es): Berzin, Juliana
Primeiro Orientador: Sawaia, Bader Burihan
Resumo: O objetivo da presente pesquisa é compreender o sentido da vivência de uma experiência sócio-educativa pelo teatro realizada no FEBEM Arte - Supervisão Cultural da Febem - com adolescentes autores de ato infracional internos e egressos. Os pressupostos teóricos de Vygotsky e as reflexões do Núcleo de Estudos da Dialética Inclusão/Exclusão Social, orientam a concepção de adolescente e do processo de inclusão e exclusão social do presente trabalho. A desigualdade social e os significados naturalizados da adolescência impõem o cerceamento das potencialidades que se desenvolvem na adolescência - a capacidade de abstração, do pensamento por conceitos e uma nova qualidade da criatividade - caracterizando um modo de inclusão perversa que é acentuada nas populações pobres. O procedimento básico de pesquisa foi a entrevista, realizada em dois blocos diferentes. O primeiro bloco de entrevistas foi realizado na Instituição com dois adolescentes internos e um ex-interno; também foram realizadas entrevistas com arte-educadores e funcionários com a finalidade de conhecer o contexto Institucional, o grupo de teatro e a arte-educação vivenciada no Febem Arte. O segundo bloco constituiu-se de uma entrevista em grupo com três adolescentes egressos, orientadas pelas questões suscitadas no primeiro bloco, com a finalidade de apreender as transformações provocadas pelo teatro em relação com as amarras determinadas pelo processo de inclusão / exclusão social. A arte, em especial o teatro, é apresentada pelos adolescentes como um modo de desenvolver habilidades, tais como exprimir sentimentos e emoções, abertura para o relacionamento com o outro e o reconhecimento de novas possibilidades de identidade. O sentido do teatro aproxima-se ao que Vygotsky define como catarse: transformar as emoções de uma forma prazerosa, sendo a 'adrenalina' uma das fontes de prazer, à semelhança de outras situações de risco já experimentadas em vivências anteriores. As ambigüidades e dificuldades são reveladas no processo de saída da Instituição, no confronto entre o teatro e as dificuldades encontradas em nossa organização social. As práticas artísticas caminham no sentido da emancipação e desenvolvimento da criatividade dos adolescentes, abertura ao outro e criação de vínculos, porém sozinhas não são suficientes para eliminar a dinâmica de inclusão perversa vivida e o sofrimento. O preconceito, as dificuldades de subsistência e de trabalho se impõem, expondo os limites do teatro, obrigando-os a despender um esforço extraordinário para enfrentar as condições sociais fora do mundo do crime. Fica evidente a necessidade de transformar a estrutura social e a instituição Febem para criar possibilidades reais de inserção social para os adolescentes que lhes garantam sobrevivência com dignidade e felicidade
Abstract: The aim of the current research is to understand the meanings of a socialeducational experience performed by the theater in Febem Arte - Cultural Supervision of Febem - with internal and egressed adolescents that committed infraction acts. The Vygotsky theoretical presuppositions and the reflection of the Social Exclusion/lnclusion Dialectic Studies Nucleus are the guidelines to the adolescent conception and of the social inclusion and exclusion process of the present work. The social disparity and the naturalized meanings of adolescence imposes the restriction of the potentialities that are developed along the youth, as the abstraction capacity, the thought by concepts, and a new creativity quality-characterizing a perversa way of inclusion, specially for the low-income populations. The basic procedure of the research was the interview, organized in two different blocks. In the first interview block two internal adolescents and one egressed were interviewed in Febem Institution; it was algo realizedinterviews with the art-educators and the institution employees aiming to understand the institution context, the theater group and the educational-art performed in Febem Arte. The second interview block, realized, with three egressed adolescents, was oriented by the questions given in the first block, aiming to understand the transformations provoked by the theater in relation with the restraints determined by the social exclusion/inclusion. Art, specially the theater, is introduced as a way of potentializing the development of certain abilities as the expression of feelings and emotions, the opening in the sense of relating to the others, as well as the recognition of new identity possibilities. The theater meaning is Glose to what Vygotsky defines as catharsis: the emotion transformation, in a pleasant way, being the adrenaline one of the pleasure sources, similar to others risky situations already experienced batere. The ambiguity and the difficulties are disclosed in the process of getting out of the institution, in confronting the theater and the difficulties found in our social organization. The artistic practices seek the adolescents emancipation and creativity development, to be opened in relation to the others and to be able to create union bonds; they alone are not able to eliminate the dynamic of perversa inclusion experienced and the suffering. The prejudica, the subsistence and job difficulties are overwhelming and display the theater limits, forcing them to an extraordinary effort to face the social conditions out of the crime world. It is quite evident the need of transformation in the social structure and Febem Institution, in order to create to the adolescents, real insertion possibilities for guarantying their subsistence with dignity and happiness
Palavras-chave: Delinquentes juvenis
Teatro na educacao
Febem Arte
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social
Citação: Berzin, Juliana. O teatro e o adolescente em conflito com a lei: análise do sentido de uma proposta sócio-educativa. 2003. 118 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17290
Data do documento: 30-Nov-2003
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juliana Berzin.pdf
  Restricted Access
7,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.