Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/17229
Tipo: | Dissertação |
Título: | Inclusão social e esporte: os significados-sentidos da capoeira para adolescentes em situação de pobreza |
Título(s) alternativo(s): | Social inclusion and sports: the senses-meanings of the capoeira for adolescents in poverty |
Autor(es): | Storoli, Fernanda Quevedo |
Primeiro Orientador: | Ozella, Sergio |
Resumo: | O interesse pelo tema surgiu da experiência da pesquisadora em trabalhos comunitários direcionados para o público adolescente. A relevância da pesquisa justifica-se pela contribuição de conhecimentos para as vertentes científicas que se aproximam da perspectiva teórica adotada e para a práxis de políticas de inclusão social voltadas para jovens em situação de pobreza. O objetivo consistiu em verificar os significados e os sentidos que os adolescentes entrevistados atribuem à Capoeira como atividade esportiva voltada para a sua inclusão social. Para tanto, foram utilizados os pressupostos teóricos da Psicologia sócio-histórica, a metodologia de abordagem qualitativa e a construção de núcleos de significação para a apreensão da constituição dos sentidos-significados investigados nos depoimentos. Os resultados obtidos revelaram que os aspectos de inclusão social não estão muito claros para os adolescentes. Os sentidos atribuídos por eles à capoeira direcionam-se mais para busca de alternativas às suas condições de vida como, por exemplo, as necessidades de afastamento da rua, do ócio e dos problemas da família/casa |
Abstract: | The interest regarding the subject has evolved from the researcher s experience in community-related jobs focused towards adolescents. This study s relevance is justified due to the contribution of knowledge to the scientific branches that run along with the adopted theoretical perspective added to the praxis of policies for social inclusion aimed to the youth who dwells in poverty. The objective was to verify the meanings and senses attributed by interviewed adolescents, regarding Capoeira as a sports activity related to social inclusion. Therefore, the social-historical Psychology theoretical assumptions, qualitative approach methodology and the building of signifying nuclei for the apprehension of the investigated sense-meanings constitution from testimonies were used. The yielded results revealed that the meanings of social inclusion are not quite clear to the adolescents. The senses attributed by them to the capoeira are more directed towards alternatives to their life s conditions, for instance, the need to leave the streets, idleness, and family/ home problems |
Palavras-chave: | Juventude Inclusão social Exclusão Pobreza Capoeira Youth Social inclusion Exclusion Poverty Acao social Interacao social em jovens Capoeira (Luta) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Psicologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Social |
Citação: | Storoli, Fernanda Quevedo. Social inclusion and sports: the senses-meanings of the capoeira for adolescents in poverty. 2007. 157 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17229 |
Data do documento: | 6-Nov-2007 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Fernanda Quevedo Storoli.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.